terça-feira, 16 de agosto de 2011

Orquestra de Câmara de Toulouse


10 de setembro | 18h30 | Basílica de Nossa Senhora do Carmo (Recife/PE)

Sob a direção do violinista suíço Gilles Colliard, é uma das mais tradicionais orquestras de câmara do mundo. Fundada em 1953, é reconhecida por executar qualquer tipo de obra para esta formação, indo do barroco às criações contemporâneas. Na MIMO, apresenta no repertório a Sinfonia n. 38 “Praga”, de Mozart, seguido pela “Sinfonia de Câmara op 110a”, de Shostakovich e a “Sinfonia Simples”, de Britten.

Mimo chega à oitava edição e se firma como um dos mais expressivos eventos do gênero no país

Gotan Project e Philip Glass estão entre as atrações internacionais. Nomes como Egberto Gismonti, Guinga e Arrigo Barnabé também marcarão presença

Um dos mais expressivos eventos no Brasil que trabalha de forma abrangente com o limite entre o popular e o erudito e sem a cobrança de ingressos, a MIMO – Mostra Internacional de Música em Olinda chega à sua oitava edição entre os dias 5 e 11 de setembro de 2011. O festival é idealizado por Lu Araújo, que divide com André Oliveira a direção artística. A produção é da Lume Arte Projetos Culturais e patrocínio do Ministério da Cultura, BNDES, Empetur, Chesf, Funarte e Prefeituras de Recife e de Olinda. O cenário não poderia ser mais aconchegante e paradisíaco, a acolhedora cidade de Olinda, que incrementa ainda mais o seu potencial turístico com o evento que recebe pessoas de todo o mundo dispostas a assistir verdadeiros concertos nas igrejas históricas.

A MIMO reúne cerca de 50 atrações, com nomes nacionais e internacionais. Artistas, como o grupo Gotan Project e Philip Glass vão iniciar a turnê sul-americana pela Mostra. Além das apresentações em espaços como a Igreja da Sé, Seminário de Olinda e Igreja do Monte, entre outros patrimônios, a MIMO ainda oferece workshops com artistas renomados e de forma democrática: o acesso é gratuito. A cidade de Olinda vai abrigar a maior parte das atrações, que se estendem por igrejas centenárias de Recife e João Pessoa.

Os números impressionam: participam nessa oitava edição cinco orquestras sinfônicas. A MIMO multiplica o seu público a cada ano. A primeira edição teve a participação de cerca de 12 mil pessoas enquanto a última reuniu mais de 100 mil. Segundo a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, a MIMO faz com que o faturamento na cidade durante os sete dias de evento chegue a R$ 6 milhões. Nos centros urbanos da região Nordeste e, em especial em Pernambuco, a economia atravessa um novo ciclo de expansão. Foi o estado com maior crescimento econômico, com taxa acumulada de 9,4% no ano passado, em análise apresentada pelos economistas da Ceplan (Consultoria Econômica e Planejamento).

As igrejas tornam-se o cenário de uma oportunidade ímpar para assistir a performance de nomes como os internacionais Alex Tassel, Orquestra de Câmera de Toulouse e Daniel Gortler. Guinga, Arrigo Barnabé e Egberto Gismonti, entre muitas outras atrações também marcarão presença nessa oitava edição. Não podemos deixar de destacar a riqueza gastronômica de Olinda com seus charmosos restaurantes, como Trattoria Don Francesco, Maison do Bonfim e Oficina do Sabor que encantam a todos, somando mais alguns motivos para tornar esse evento inesquecível. O Grupo Gotan Project será o grande destaque do Palco do Carmo, que junta uma multidão para conferir o show ao ar livre.