No Curso de Regência da Mimo, realizado pelo quarto ano seguido e ministrado por Isaac Karabtchevsky, é possível conhecer perfeitamente a dinâmica de trabalho de bastidores de uma orquestra sinfônica, com o diferencial de se tratar de um evento didático, onde tudo é passado a limpo: do gestual ao conhecimento de repertório, passando pelo tratamento com os músicos.
Até o próximo domingo, o Teatro de Santa Isabel abrigará durante as manhãs (nas lições práticas) e tardes (nas teóricas) as aulas com os 15 alunos executantes e 150 ouvintes, os quais contarão com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa como orquestra residente. As aulas práticas acontecem no palco principal e as teóricas, no Salão Nobre.
É sobretudo interessante notar como a orquestra reage diferente ao comando de cada um dos alunos executantes, os quais dispõem de exatos 15 minutos nas aulas práticas para ensaiar a peça/movimento que lhe foi determinada e são filmados por uma câmera colocada de frente para eles (portanto, por trás da orquestra) para depois terem a performance comentada nas aulas teóricas por Karabtchevsky.

***
* Em tempo, uma sugestiva recomendação cinematográfica: Ensaio de orquestra, de Fellini.
Fotos: Renato Spencer