terça-feira, 6 de setembro de 2011

Clementina de Jesus, a Rainha Quelé, é evocada em documentário


Clementina de Jesus, a Rainha Quelé. Foto: Divulgação

A trajetória da Rainha do Partido Alto Clementina de Jesus será exibida no documentário "Clementina de Jesus: Rainha Quelé", neste sábado (10), às 19h, no pátio da Igreja da Sé. Sob direção de Werinton Kermes, o filme traz depoimentos de Paulinho da Viola, Cristina Buarque, Carlinhos Vergueiro, dentre outras figuras que trabalharam com a cantora. O blog oficial do vídeo traz registros do making of e da repercussão na imprensa.

Clementina de Jesus acompanhou de perto a fundação e o desenvolvimento de uma das mais tradicionais escolas de samba do país, a Portela. Foi por meio dessa aproximação que garantiu o apelido de Rainha do Partido Alto. Teve também papel fundamental na preservação dos ritmos afro-brasileiros, como os corimás, jongos e cantos de trabalho. Artistas como Milton nascimento, João Bosco e Alceu Valença fizeram questão de garantir sua participação em faixas de seus discos. Para a MPB, Clementina evocava as raízes africanas do Brasil.

Você sabia?


Cralos Dafé, um dos convidados a fazer participação especial na apresentação de Arthur Verocai foi um dos grandes representantes da Soul Music brasileira ao lado do cantores como Tim Maia, Gerson king Combo e banda Black Rio. O músico também possui um projeto em homenagem ao álbum Tim Maia Racional, considerado um dos maiores discos do gênero, denominado Instituto.

Confira Dafé cantando no instituto ao lado da atriz e cantora Thalma de Freitas:

Curso de regência da Mimo atrai maestros de todo o País



Um dos mais consagrados maestros brasileiros está em Pernambuco, participando da Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo). E na passagem de Isaac Karabtchevsky, alunos de todo o país vieram apreender a arte da regência. 

A primeira aula não foi exatamente um concerto, mas foi extremamente importante para os 14 maestros que se inscreveram para subir ao palco. "É fundamental para a gente poder se capacitar e cada vez aprender mais com um maestro com a experiência, por exemplo, do Isaac Karabtchevsky. É fundamental para a gente beber dessa fonte”, destacou o maestro José Renato Accioly.

Quando o maestro Isaac Karabitchevsky chega ao palco do teatro, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, do Rio de Janeiro, já está preparada para a aula. Ela veio ao Recife exclusivamente para participar do curso de regência da Mimo. E Isaac Karabitcheveski gosta de ensinar. "Esse curso visa dar subsídio a esses jovens de praticar seus instrumentos de trabalho e moldá-lo, de criar sua própria sonoridade através de um contato regular com os músicos de uma orquestra sinfônica.”

Um a um, os maestros inscritos fazem sua participação. Eles escolheram  uma entre três músicas oferecidas pela coordenação e têm 11 minutos  para reger a orquestra sob o olhar super atento do maestro maior, que também faz interferências.

É desafiador, mas isso atrai gente de longe. Leonardo David, maestro no Espírito Santo, veio a Pernambuco para fazer o curso. E não é a primeira vez. "Já é o terceiro ano que faço. A primeira vez que fiz esse curso foi em 2008 e todo ano eu volto aqui porque é uma oportunidade maravilhosa estudar com um maestro tão respeitado, tão experiente e tão bom professor.”

Leandro Schaefer veio do interior do Rio Grande do Sul, para participa do curso de regência da Mino pela quinta vez. “Para mim é o momento que me recarrega as energias para um ano inteiro e ter a oportunidade de trabalhar um repertório sinfônico frente a uma orquestra profissional, como a orquestra Sinfônica de Barra Mansa, e sob orientação do renomado maestro Isaac Karabtchevsky  é um  privilégio enorme

Mais que receber uma aula super exclusiva de um dos mais importantes maestros brasileiros. Oito alunos serão selecionados por Karabitchevsky e terão a oportunidade de mostrar o talento ao público no próximo domingo.

Eles irão assumir a batuta diante da Orquestra de Barra Mansa num concerto que fará parte da programação da Mimo, às 11h no Seminário de Olinda. Para acompanhar o resultado dos alunos, não é preciso pagar.

Fonte: pe 360 graus 

Dica da Mimo

Lembre-se que alguns dos ateliês de artistas plásticos em Olinda são abertos permanentemente. Neles, você pode comprar, esculturas, quadros e peças de louça a preço especial, tirar fotos do lugar e ainda conversar com os anfitriões sobre suas obras.

Começa amanhã!!!

Foto: Rafael Moura

Tudo pronto para receber a oitava edição da Mostra Internacional de Música em Olinda. A partir de amanhã começa a jornada de 5 dias com um total de 26 apresentações musicais, 10 sessões de cinema com exibição de 4 longas, 2 médias e 7 curta metragens, além de workshops, palestras, oficinas e cursos de regência. Centenas de pessoas fazem parte dessa produção que mobiliza 3 cidades para prestigiar arte de alta qualidade.

Lembrando que a etapa educativa já começou!

Você sabia?

...Que o documentário Orquestra do som cego, dirigido por Lívio Tragtenberg, retrata a história de um grupo de músicos de rua deficientes visuais criado pelo próprio cineasta e músico?

Sorteio de convites [1]

Está valendo:

Você já esteve em outras edições da MIMO ou já pegou um autógrafo de um artista que tenha se apresentado na Mostra?

Então resgate uma foto desse concerto ao qual você foi (em que você e o artista apareçam) ou escaneie o autógrafo onde conste seu nome. Não se esqueça de dizer o ano da presença do artista na Mostra.

Os dois primeiros que comentarem e enviarem o arquivo escaneado, ganharão nesta ordem:

1. Um par de ingressos para a apresentação de Ballaké Sissoko & Vincent Segal - dia 07 às 20h30
2. Um par de ingressos para a apresentação de Arthur Verocai - dia 08 às 20h30.

Nossa recomendação é que você comente primeiro, para garantir a transparência, e depois garanta o envio do arquivo em no máximo uma hora. O e-mail é pb_amaral@hotmail.com.

Quem ganhar, NÃO pode concorrer nos sorteios seguintes. Boa sorte.

[Promoção encerrada ao meio dia de 07 de Setembro].

Bloco da Pitombeira realiza primeira prévia do Carnaval de Olinda nesta quarta

O público da MIMO 2011 poderá conferir, nesta quarta-feira (07), a primeira prévia do Carnaval de Olinda com o Bloco da Pitombeira. A agremiação é uma das mais famosas da festa popular e completa 65 anos no ano que vem. A concentração será na sede do bloco, às 17h, na rua 27 de janeiro, no Sítio Histórico de Olinda.

Etapa Educativa da MIMO 2011 oferece conhecimento musical a mais de mil participantes

Crédito: Divulgação
A Etapa Educativa da MIMO 2011 é o momento em que o público da mostra tem a oportunidade de aprender um pouco mais de música com nomes experientes do Brasil e do exterior. Com a coordenação da violinista Ana de Oliveira e do violonista pernambucano Caio Cezar, as atividades se dividem em workshops, master classes, oficinas de formação de orquestra, curso de regência e o programa MIMO para Iniciantes, que leva música às escolas da periferia da cidade. Reunindo o público de todas elas, o número de participantes ultrapassa o de mil pessoas.

Crédito: Divulgação
Nos workshops, artistas escalados para a MIMO 2011 ministram aulas e apresentam aspectos relevantes da sua técnica musical e carreira. As lições serão realizadas no Conservatório Pernambucano de Música (com), Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesta sexta-feira (09), por exemplo, o músico carioca Egberto Gismonti ministra o curso "Música: o passado é lição para se meditar, não para se reproduzir". Enquanto isso, as master classes exigem um pouco mais de técnica dos participantes: cinco anos de estudo musical atestados em seus respectivos instrumentos. Nelas, os professores Tim Fain e Daniel Gortler trabalham, individualmente, com cada executante, o seu repertorio indicado para violino e piano, respectivamente.

Crédito: Divulgação
Dirigido pelo maestro Isaac Karabtchevsky, o Curso de Regência conta com uma orquestra sinfônica à disposição dos participantes durante os seis dias de estudo. No final do curso, serão selecionados oito executantes para assumir a batuta e reger o concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa no último dia de apresentações da MIMO 2011, no domingo (11). Nas Oficinas de Formação de Orquestra, músicos experientes coordenam aulas dinâmicas, em grupo, durante uma semana. No final, apresentam os resultados em um concerto também. O estudo de cordas friccionadas, dedilhadas e de madeira compõe as atividades da oficina.

Crédito: Divulgação
Pela sétima vez consecutiva, a dupla formada pelo violinista Jerzy Milewski, polonês naturalizado brasileiro, e da pianista catarinense Aleida Schweitzer, apresentam panorama da música ocidental a crianças de 5 a 10 anos da rede pública de ensino de Olinda. No programa Mimo para Iniciantes, os principais compositores do mundo, eruditos e também populares, são apresentados aos estudantes. Dessa vez, o programa homenageará o compositor moderno russo Stravinsky (1882-1971). As aulas são sempre fechadas e dedicadas, exclusivamente, aos alunos das escolas selecionadas. A programação completa da Etapa Educativa da MIMO 2011, além dos aprovados para participarem de suas atividades, podem ser conferidos no endereço eletrônico http://www.mimo.art.br/step_educational.


Assista ao video em que a cantora Alessandra Leão comenta a Etapa Educativa do ano passado:





Forte de São Francisco renovado para visitação

Crédito: Divulgação
O público da MIMO 2011 tem um dos principais pontos turísticos da cidade novinho em folha para visitação. O Forte de São Francisco, mais conhecido como Fortim do Queijo, foi revitalizado neste ano. Um pouco mais de dois milhões de reais foram investidos no monumento, por meio do programa Monumenta, parceria entre a prefeitura da cidade e o Ministério da Cultura. A área ganhou espaços para eventos, áreas de convivência e recreação, além de equipamentos de ginástica, novo desenho viário, calçamento, paisagismo, iluminação e estacionamento. O Forte data do século 18. Até a década de 30 do século passado, era utilizado para proteção da costa do município. Em 1984, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A construção assemelha-se a de outras fortalezas coloniais, com arquitetura simples e rústica. O Fortim do Queijo está localizado na Rua do Sol, bairro do Carmo, a poucos metros do Convento de São Francisco e às margens do Oceano Atlântico.

Nome da Gotan Project tem origem em dialeto argentino

Crédito: Divulgação
Gíria na Argentina é assunto sério. A origem do nome da banda Gotan Project, por exemplo, vem da inversão das sílabas da palavra tango, seguindo o costume do lunfardo, “dialeto” argentino, de pronunciar as palavras de trás para a frente. O jornalista Ariel Palacios já comentou o assunto em seu blog, no site do jornal Estado de São Paulo. Na publicação, ele conta que o Lunfardo surgiu na virada do século 19 para o 20, com a chegada dos imigrantes italianos na Argentina. Hoje, a variação da língua da região conta até com instituição que estuda o modo coloquial de falar em Buenos Aires e outras cidades do país: a Academia Porteña del Lunfardo, fundada em 1962. Atualmente, letras de tangos e, até dos rocks argentinos, contam com vasto vocabulário do lunfardo.

Baixista do Parahyba Art Ensemble lança CD

Foto: Facebook do músico

Natural do Recife, Mateus Alves iniciou sua carreira musical aos 17 anos, tendo tocado baixo elétrico em bandas de pop e rock instrumental recifenses até matricular-se no curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal de Pernambuco em 2006 e formar-se em 2011.

Desde então, passou a estudar contrabaixo e ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música e na Orquestra Sinfônica Jovem de Pernambuco, mas não perdeu o contato com a cena experimental, tal qual atesta sua participação no Parahyba Art Ensemble nesta quarta-feira (07) às 18h, no Mercado da Ribeira.

Este mês, ao mesmo tempo em que se prepara para morar em Londres e cursar o Mestrado em Composição, Mateus lança seu primeiro CD, Mateus Alves - Música de câmara e orquestral, cujo texto do encarte revelamos aqui em primeira mão (um trechinho, claro):

Não dispor das linhas de um pentagrama para conceber algo linear. Essa foi a mola-mestra de Mateus Alves ao compor as três primeiras obras do presente álbum, um incomum CD de música de concerto contemporânea lançado em Pernambuco, que veio para estimular outros compositores eruditos do estado, jovens e veteranos, a divulgarem fonograficamente sua produção e cuja capa materializa a metáfora que guiou seu processo criativo.


[Mais informações em um dos próximos posts]

OCCJP enfatiza repertório de compositores eruditos brasileiros

Em depoimento ao Blog da MIMO, o maestro Carlos Anísio comentou as atividades atuais e o repertório do concerto que a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa apresentará no próximo sábado, dia 10, às 11h na Igreja da Sé, em Olinda.

A OCCJP existe há 11 anos e, como conta Anísio, baseou-se inicialmente na proposta de estabelecer um novo espaço para formação de jovens músicos oriundos das escolas de música de João Pessoa, mas que vem desde 2005 se afirmando como um grupo sinfônico-camerístico estável de forte atuação nas ações culturais da Fundação Cultural de João Pessoa. Atualmente, a OCCJP promove as seguintes séries de concertos: Série Nossos Solistas, Concertos Comemorativos, Série Didática, Concertos na Estação e Série Projetos Especiais.

O repertório, comentado pelo próprio Carlos Anísio, você confere aqui:

José Alberto Kaplan, 1935–2009 - Pianista e compositor argentino radicado na Paraíba a partir de 1961, com obra fortemente influenciada pelo neo-nacionalismo musical brasileiro (Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Edino Kieger, etc.)
Abertura Festiva


Heitor Villa-Lobos, 1887–1959 - Compositor brasileiro.
Fantasia para Saxofone Soprano e Orquestra de Câmera
Obra da sua fase impressionista escrita em 1948 e dedicada ao músico francês Marcel Mule (1901-2001), famoso professor de saxofone do Conservatório de Paris.
Arimatéia Veríssimo, saxofone


Darius Milhaud, 1892–1974 - Compositor francês pertencente ao famoso grupo Les Six, juntamente com Poulenc, Auric, Honegger, Durey e Tailleferre, que viveu no Brasil como adido cultural na primeira década do século XX. Escreveu esta suite de danças no seu retorno à França entre 1920 e 1921, tiluladas com ruas e bairros cidade do Rio de Janeiro, carregada de brasilidade, mas sem deixar de lado suas técnicas composicionais características, como a politonalidade.
Saudades do Brasil
Overture
I. Sorocaba
II. Botafogo
III. Leme
IV. Copacabana
V. Ipanema
VI. Gavea
VII. Corcovado
VIII. Tijuca
IX. Sumaré
X. Paineiras
XI. Laranjeiras
XII. Paysandu


Sobre o quadro atual da música orquestral em João Pessoa, movimentado desde a década de 1980 graças à criação do Departamento de Música da UFPB e da restruturação da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), Carlos Anísio relata que a capital paraibana conta com seis formações sinfônico/camerísticas em plena atividade e se destaca como um grande polo de formação de mão de obra para orquestras nordestinas e brasileiras, como as de Natal, Recife e Sergipe.

A OCCJP estreará 29 e 30 do mês de outubro o concerto de música contemporânea Cantata Bruta, com música de compositores ligados ao COMPOMUS - Laboratório de Composição Musical da UFPB, e texto de W. J. Solha. Saiba mais sobre esse concerto sábado aqui no Blog da MIMO, na entrevista exclusiva com o compositor J. Orlando Alves. 

After MIMO - Segundo ano


Pelo segundo ano seguido, o restaurante Mourisco e a Refinaria Cultural promovem a After MIMO, uma excelente opção de diversão após a programação oficial da Mostra, de quinta a domingo. Os After's serão realizados nos jardins do Mourisco, por trás do palco principal da MIMO que fica na Praça da Preguiça. 

Confira a página do evento no Facebook.

MIMO para Iniciantes no NETV

A MIMO 2011 começou nesta segunda-feira apresentando a MIMO para Iniciantes, evento da Etapa Educativa da MIMO conduzido por Jerzy Milewski e Aleida Schweitzer que oferece apresentações exclusivas a alunos de escolas públicas de Olinda, a fim de proporcionar um primeiro contato dos estudantes com a música clássica. Confira:

http://pe360graus.globo.com/videos/diversao/musica/2011/09/05/VID,23873,2,225,VIDEOS,879-MIMO-INICIO-ETAPA-EDUCATIVA.aspx


Dica da Mimo


Foto: Nona Regis

Dentre as opções da Rua do Amparo, está a Galeria Café Aloma Bandeira, idealizada pela artista plástica Aloma Bandeira. O bar é uma boa pedida para quem cansou de subir e descer as ladeiras de Olinda e precisa de um drinque antes de seguir para o próximo show. Da carta de bebidas, destaque para a verdroska, mistura de vodka, limão, couve e hortelã, autoria da própria dona. Também são de sua autoria as telas que servem de decoração ao espaço. O bar funciona das 19h às 2h de segunda a sábado e abre aos domingos das 17h às 0h.

Galeria Café Aloma Bandeira
Rua do Amparo, 3, Quatro Cantos, Olinda.
(81) 3493.0576