sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Você sabia?

Foram muitos os trabalhos artísticos que Arrigo Barnabe já desenvolveu na sua carreira. Além do famoso álbum intitulado "Clara Crocodilo" que levou Arrigo ao conhecimento do grande público e alcançando grande prestígio, o músico paranaense também já atuou como ator na novela da Globo Direito de amar, em 1987, fazendo uma ponta nos capítulos finais. Atualmente, o líder musical da vanguarda paulista apresenta o programa Supertônica, produzido na rádio Cultura FM e transmitida pela rádio UEL de Londrina, abordando temas diversos com enfoque educativo e irreverente. O programa vai ao ar toda sexta-feira das 17:00h às 18:00h.

Você sabia?

O grupo Pagode Jazz Sardinha's Club deve seu nome a duas razões. A primeira é o Beco das Sardinhas, reduto boêmio do centro do Rio de Janeiro, com cinco bares especializados no frango marítimo - espécie de sardinha à milanesa. Já a segunda, mais óbvia, diz respeito aos ritmos - como o choro, o funk, o samba, seu ancestral jongo, e, claro, o jazz - que a banda carioca formada em 1997 busca fundir em seu repertório, marcado por malemolência, improviso e gingado. Segue uma prévia dessa mistura, que pode ser conferida na íntegra no dia 11, às 19h, no Seminário de Olinda:

Evitando algumas ladeiras

O caminho menos íngreme da Praça do Carmo até o Alto da Sé é pela Ladeira de São Francisco, que se inicia na esquina do Posto Turístico de Informações de Olinda (vizinho à Biblioteca Pública) e passa pela entrada principal do Hotel Sete Colinas e pelo Convento de São Francisco.

Ao final dela, o caminho natural é seguir à esquerda na r. Bispo Coutinho, que sai do lado direito da Igreja da Sé.


Exibir mapa ampliado

Dica da Mimo


Os que já são espectadores de carteirinha da Mimo devem saber como funciona o sistema de distribuição das senhas para os concertos. Mas para os que estão indo pela primeira vez, não custa lembrar que as senhas podem ser garantidas na biblioteca pública de Olinda, perto da Praça do Carmo. Os concertos com início às 11h, 16h e 22h têm entrada aberta ao público sem a necessidade das senhas. Já os que iniciam às 18:00h, 18:30h e 19:00h será necessário garantir a senha a partir das 17:00h. Às 20:30 as entradas poderão ser adquiridas a partir das 18:00h. Todas as senhas têm distribução no dia do concerto.

-Biblioteca Pública de Olinda
Av. Liberdade, 100
Carmo - Olinda
CEP: 53020-030
Fone: (81) 3305-1157

Você sabia?

Foto: divulgação.

...Que o violinista polonês naturalizado brasileiro Jerzy Milewski (na foto, com a esposa e pianista Aleida Schweitzer), apesar da longa trajetória como concertista e camerista, começou sua carreira no Brasil ao lado de grandes nomes da MPB?

Dica da Mimo


Foto: Divulgação

O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), conhecido por incluir em seu acervo obras de Portinari e Tarsila do Amaral, conta com três exposições abertas ao público, todas em comemoração aos 27 anos de existência do espaço. A primeira, que ocorre dentro da programação do ano da Itália no Brasil, é a coletiva "Altri Confini - Outros Confins", com obras de artistas italianos da Associazone Culturale "Terre Incognite". A segunda é a "Luzes da Ribalta", continuação do projeto "MAC de Fotografia", cujo foco é lançar todos os anos fotógrafos amadores para o mercado. Já a terceira exposição realiza uma retrospectiva da produção do artista plástico J. de Moura. O MAC fica na rua 13 de Maio, nº 157, próximo à Prefeitura de Olinda. Funciona das 9h às 17h de segunda a sábado. Aos domingos, abre às 13h e fecha às 17h. Entrada gratuita.

Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco
Rua 13 de Maio, 157, Varadouro, Olinda
(81) 3184.3153

Marcelo Martins dirige doc sobre sua banda, a Sex Beatles

Crédito: Divulgação
O baterista da banda de rock Sex Beatles, formada no Rio de Janeiro, em 1990, resolveu dirigir um documentário sobre ela, intitulado Sex Beatles Memorabília. O grupo, formado ainda pelos músicos Cris Braun (voz), Alvin L. (guitarra), Vicente Tardin (baixo) e Ivan Mariz, tem dois álbuns na sua discografia: Automobilia (1994) e Mondo Passionale (1995). Ambos foram lançados pela gravadora Rock It! e produzidos por Dado Villa Lobos, com participações de Renato Russo e Paula Toller nos backing vocals.

Esses cantores, por sinal, faziam parte do grupo de artistas que acompanhava as apresentações ao vivo do conjunto no circuito alternativo carioca. Renato Russo (1960-1996), inclusive, já declarou que a canção Hemingway é uma das suas favoritas. O longa será exibido na próxima quinta-feira, às 19h, no Pátio da Igreja da Sé, dentro do programa Panorama Brasil da MIMO 2011.


Confira o trailer do documentário Sex Beatles Memorabília abaixo:



Dica da Mimo


O Convento de São Francisco, em Olinda, fundado em 1585, é o mais antigo do Brasil e guarda diversas atrações para os turistas. Além de ser uma das construções do acervo barroco da cidade e da maravilhosa vista da praia, o Convento ainda traz em suas paredes diversos azulejos portugueses que retratam passagens bíblicas e representações históricas, como as do processo de colonização portuguesa com seus barcos e nobres chegando à cidade.

Não por acaso, o Convento de São Francisco, localizado na Ladeira de São Francisco, em Olinda, é um dos monumentos da cidade tombados pela Unesco como patrimônio da humanidade. A Igreja do Convento também é palco para algumas apresentações da Mimo.

Novos olhares sobre Olinda seguem em exposição

As lentes de dez fotógrafos registraram novos olhares sobre o cotidiano da cidade Alta. O resultado disso pode ser conferido na exposição fotográfica Olinda, patrimônio cotidiano. Lançada em agosto, na semana comemorativa do Dia do Patrimônio, a mostra conta ainda com duas oficinas de fotografia artesanal, oferecidas a jovens de escolas públicas da cidade.

A ideia é relacionar o trabalho imagético dos fotógrafos Alexei Joseph, Costa Neto, Daniel Doval, Emiliano Dantas, Laila Santana, Luca Barreto, Mateus Sá, Roberto Rômulo, Renato Titi e Vládia Lima ao sentimento de descoberta, reconhecimento e interpretação do lugar dos alunos no município. O trabalho dos estudantes será exibido na próxima sexta-feira (09), quando a Casa do Patrimônio será inaugurada. A coletiva segue até o final de outubro.

Crédito: Entre Becos, de Alexei Joseph



Serviço:
Exposição fotográfica coletiva Olinda, patrimônio cotidiano
Quando:
até 30 de outubro, das 9 às 17h
Onde: Casa do Patrimônio de Olinda - Rua do Amparo, 59, Amparo
Entrada Gratuita
Mais informações: 81 (3493.9900

Você sabia...



Que antes de se chamar Azymuth, o trio atendia pelo sugestivo nome de "Grupo Seleção" e tocava um repertório recheado de covers? É... a mudança de nome veio apenas em 73 (3 anos após sua criação) graças ao título de uma música de Marcos e Paulo Sérgio Valle. E apesar de já terem tocado com inúmeros medalhões da música popular brasileira e criado arranjo até mesmo para uma canção do disco de Ella Fitzgerald, o trio formado por Zé, Alex e Mamão é mais conhecido nos Estados Unidos e Europa do que no Brasil. Lá fora, seus cds são lendários, enquanto aqui no Brasil, a mais conhecida canção chama-se "Linha do Horizonte" e seu sucesso aconteceu depois de fazer parte de uma trilha sonora de telenovela.

Dica da Mimo

Crédito: Juniani Marzani

A turma do vinil encontra no Xinxim da Baiana um acervo com cerca de 600 discos que marcaram a história da música brasileira. O freguês pode ainda levar seu LP debaixo do braço para tocar na radiola. Como o próprio nome sugere, o espaço, localizado na entrada da cidade alta de Olinda, é também um reduto de iguarias típicas da culinária baiana, como o acarajé e o xinxim de galinha. Movimentam a programação o projeto Curta no Xinxim, os shows de forró e os encontros de afoxé.

O Xinxim da Baiana fica aberto das 18h às 2h, de terça a domingo.

Xinxim da Baiana
Av. Sigismundo Gonçalves, 742 - Praça do Carmo
(81) 8634.3330