quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Eu estive na MIMO

Este é um espaço reservado para aqueles que já estiveram presentes em alguma edição da MIMO e contam aqui um pouco sobre a experiência de ter prestigiado do festival.

Iniciando a sessão, conversei com Willana Clara, estudante de administração da UFPE e que sempre esteve presente nas edições da MIMO, desde seu início, em 2004. Abaixo segue o depoimento gentilmente cedido especialmente para o Blog da MIMO:

Foto: Facebook 
Qual a sua relação com a MIMO? Desde quando se interessou pelo festival?
Bom, eu acho que frequento a MIMO desde 2004. Não lembro o ano exato, lembro que fui ver Egberto Gismonti e desde então eu acompanho o festival por ser uma oportunidade de ter uma proximidade maior tanto com as apresentações de música erudita quanto instrumental. E, principalmente, os workshops que é uma forma de saber um pouco mais sobre a forma de criação do músico. A vibe é praticamente a mesma, a diferença é que o público aumentou.

Qual a expectativa para a edição de 2012?
Minha expectativa para esse ano é ver belas apresentações de Arnaldo Baptista e Letieres Leite, o nosso Sun Ra.

A Tropicália no século XXI

Divulgação

Um documentário bem brasileiro promete levar um grande público para a Igreja da Sé, hoje à noite. Dirigido por Ninho Moraes e Francisco César Filho, o longa-metragem Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now! marca a abertura do Festival MIMO de Cinema, a partir das 19h. O filme não se trata de um panorama sobre o movimento artístico e musical que agitou o país durante a década de 1960, mas mostra como a Tropicália é vista nos dias de hoje. 

A produção mistura elementos da ficção - através de esquetes dos atores Carlos Meceni, Gero Camilo e Alice Braga - com depoimentos de pesquisadores, além de uma apresentação de André Abujamra feita no Teatro Oficina. O músico também assina a trilha sonora do filme.

Doc | 76min | 2012 | São Paulo/ SP | Livre

Local: Igreja da Sé

Horário: 19h



Minha terceira MIMO

Hoje começa a minha pequena maratona de cobertura da MIMO 2012. Acompanho o festival desde 2010, quando na ocasião pude presenciar uma apresentação do gênio de Irará (BA), Tom Zé, com o seu show "Pirulito da Ciência", na Praça da Carmo. Apesar de, este ano, ser suspeita pra falar, posso dizer que a atmosfera do evento é sempre encantadora. Praças e igrejas lotadas, pessoas sentadas na grama, um ambiente de amizade e calmaria diferente de qualquer outro que já vi. Este ano, em minha terceira edição do evento, e assumindo o papel de quem o observa de dentro pra fora, posso dizer que minhas expectativas são as melhores. Já posso sentir o frenesi causado pela vinda de Arnaldo Baptista ao Recife - que se apresenta na próxima sexta-feira, feriado de 7 de setembro - e o sobe e desce corajoso e apressado pelas ladeiras de Olinda para acompanhar toda a maratona de shows e filmes. Sobretudo, quero conhecer mais da música erudita, instrumental e popular, nacional e internacional, com as atrações que se apresentam este ano. E que venha 2013!

Encontro Brasil-França


Foto: Internet
Uma dupla de franceses (um natural e outro naturalizado) recebeu a missão de oficializar a abertura do festival  MIMO de 2012. Um contrabaixista e outro guitarrista, esses dois já provaram que juntos no palco protagonizam cada um no seu papel, um espetáculo de ritmos e improvisações durante todo o concerto que apresentam. Sempre com o Jazz à espreita, eles passeiam pelos mais variados estilos, deixando transparecer o tom multifacetado de ambos. Richard, além do contrabaixo, presenteia o público com sua voz mansa e suave que traduz na música uma doçura ímpar e que, além disso, convém destacar sua naturalidade ao contar histórias e mais “estórias” durante o show que costumam divertir a plateia.

No concerto preparado especialmente para a MIMO, a dupla conta ainda com a participação mais que especial do percussionista Marcos Suzano, velho parceiro de alguns dos mais renomados artistas nacionais como Zé Keti, Marisa Monte, Gilberto Gil e Lenine. Vale lembrar que no ano passado Marcos esteve presente na MIMO com seu bem-sucedido projeto Trio-363.

O público poderá assistir logo mais na Igreja da Sé um repertório diversificado, composto além de canções próprias, interpretações de algumas das mais prestigiadas composições brasileiras, a exemplo de “Cravo e Canela” de Milton Nascimento e da aclamada “A felicidade” de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, que promete ser cantada em uníssono pela público presente.  

CONCERTO | Richard Bona e Sylvain Luc | Participação especial de Marcos Suzano
DATA | 05/09
LOCAL | Igreja da Sé
INÍCIO | 20:30