domingo, 4 de setembro de 2011

Dica da Mimo

Foto: André Dib

A fundação do Mercado da Ribeira, situado na rua Bernardo Vieira de Melo, remonta ao século 17, atendendo às demandas escravagistas da época. Hoje, conta com cerca de 15 lojas de artesanato nos antigos calabouços em que ficavam os escravos, além de espaço para shows. Os passantes podem aproveitar a oportunidade para adquirir artigos de couro, palha e renda, bem como as famosas máscaras de papel machê e suvenires pernambucanos. Atravessando a rua, encontram-se as ruínas do Senado de Olinda, local onde o vereador Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito pela República. Em tempo: o coletivo Parahyba Art Ensemble se apresenta no Mercado nesta quarta (07), às 18h.

Mercado da Ribeira
Rua Bernardo Vieira de Melo, S/N, Ribeira, Olinda.
(81) 3439-9708

Horário de missas

Igreja da Sé. Foto: Internet.
Caso você queira frequentar uma missa em uma das igrejas do Sítio Histórico de Olinda, a Arquidiocese de Olinda e Recife disponibiliza os telefones e os sites (quando disponíveis) das paróquias. Confira no site.

Fique de olho: sorteio de convites

Você já esteve em outras edições da MIMO ou já pegou um autógrafo de um artista que tenha se apresentado na Mostra?

Então resgate uma foto desse concerto ao qual você foi (em que você e o artista apareçam) ou escaneie o autógrafo e fique ligado para o sorteio de senhas que iremos fazer.

Você sabia...



Que apesar de toda a nordestinidade na música do Sonoris Fábrica, a formação de seus integrantes passa pelo erudito e pelo jazz? É, no entanto, no regional que eles encontraram a sua força maior. Usando referências como o armorial de Ariano Suassuna e o popular do Mestre Salustiano, o Sonoris Fábrica, grupo liderado pelo violinista Sergio Ferraz e o violonista Leonardo Melo, mistura ritmos para criar um ambiente de fábula onde flamenco e baião parecem conviver em harmonia total.

Dica da Mimo



A Rua do Amparo é um dos principais pontos do centro histórico de Olinda. A estreita rua de paralelepípedos guarda uma diversidade de atrações para todos os tipos de visitantes. Se a idéia é tomar uma cervejinha e conversar com os amigos, tem bar pra todo gosto. Se você quer ouvir boa música, tem loja de discos. Se quer comprar obras de arte, tem galerias e ateliês. E lá ainda tem museu, hotel/pousada e até uma fábrica de Pau-do-índio, que é uma bebida "típica" do carnaval de Olinda, feita a partir de uma mistura de uns 30 ingredientes.
Fonte: Guia Quatro Rodas

De Olinda para Wichita

Foto: álbum de Ricardo Cavalcante no Facebook.

Os irmãos Karolayne e Ricardo Cavalcante, revelados na Etapa Educativa da Mimo, estão hoje estudando em Wichita (no estado norte-americano do Kansas) por incentivo do Quarteto de Cordas de São Petersburgo, que os descobriu em 2009.

Ambos já ganharam alguns concursos de intérpretes nos Estados Unidos de 2010 pra cá e desde então trataram de aprender inglês o máximo possível, pra dar conta dos estudos e das amizades fora do país.

Documentário Timeless retoma obra de Arthur Verocai

Foto: Azul123

Arthur Verocai foi um dos três grandes convocados para participar da série de documentários Timeless, produzida pelos fótografos Brian Cross e Eric Coleman, do coletivo Mochilla. O projeto visava registrar em vídeo concertos de compositores e arranjadores cujo trabalho influenciou a trajetória do hip-hop. Salvo qualquer estranhamento, vale explicar que o maestro recebeu o status de cult após os rappers Little Brothers samplear "Caboclo", de autoria de Verocai. A esta redescoberta, inclusive, se deve seu retorno ao cenário musical. Também fazem parte de Timeless o produtor e rapper americano J. Dilla e o multi-instrumentista etíope Mulatu Astatke.

As apresentações ocorreram em Los Angeles, entre fevereiro e março de 2009, contando com cerca de 150 músicos. Verocai dirigu uma orquestra com 35 músicos, dentre participações especiais do baterista da Azymuth, Ivan Conti "Mamão", e dos cantores Carlos Dafé e Clarisse Grova, que estarão presentes em seu show na Mimo, nesta quinta (08), às 20h30, na Igreja da Sé. 

Abaixo, trecho de Timeless em que Clarisse Grova canta "Isabel": 


Parceria de Vanguarda


Itamar Assumpção foi um dos grandes nomes da vanguarda paulista ao lado de Arrigo Barnabé. Não bastante, Itamar também teve estreita parceria musical com Arrigo, apresetando-se juntos em algumas ocasiões. Itamar Assumpção também estará presente na oitava edição da Mimo em formato documentário sobre sua carreira no Festival Mimo de Cinema, contando também com depoimento de Arrigo Barnabé.

Você sabia?


Marcos Suzano, atualmente integrante do Trio 3-63 é um dos principais representantes de instrumentos percussivos no Brasil. O músico já tocou com muita gente ilustre, não apenas no nosso país, como no exterior. Além do surdo e cuíca, ele também apaixonou-se pelo pandeiro, desenvolvendo uma técnica que vai de encontro ao movimento padrão, iniciando o batuque com as pontas dos dedos e dando batidas com eles fora do ritmo do polegar.

Marcos é parceiro de músicos consagrados na cena brasileira, como Lenine, Paulo Moura, Zé Kéti , Gilberto Gil entre outros. No exterior, sua originalidade e inovação lhe rendeu uma parceria com a cantora Joan Baez.

Filme sonorizado com obras clássicas será exibido para estudantes de olinda

Crédito: Divulgação
Os alunos da rede municipal de ensino de Olinda estão sendo contemplados pela programação da MIMO 2011. Além das aulas-espetáculo do violinista Jerzy Milewski, polonês naturalizado brasileiro, e da pianista catarinense Aleida Schweitzer, o evento vai promover ainda a exibição do filme norte-americano Fantasia (1940).

No longa da Disney, grandes obras da música clássica são integradas a efeitos de animação bastante modernos para a época em que foi lançado. Entre as composições presentes na produção, está a Toccata e Fuga em Ré Menor, de Johann Sebastian Bach.

Serviço:
Exibição da animação Fantasia
Quando: sexta-feira (09), das 9h30 às 11h30
Onde: Espaço Ciência - Complexo de Salgadinho, Pq. 2, Olinda/PE
Mais informações: (81) 3183.5531/ 3183.5528



Museu do Mamulengo: o primeiro dedicado a bonecos populares na América Latina

Crédito: Passarinho
O Museu do Mamulengo é o primeiro dedicado, exclusivamente,a bonecos populares no Brasil e na América Latina. O bonequeiro, encenador e cenógrafo Fernando Augusto Gonçalves foi quem fundou a casa em 1994. Hoje, o espaço possui um acervo com mais de 1200 peças. Alguns bonecos datam do século 18. O termo mamulengo deriva da expressão “mão molenga”, referência à mão que manipula os títeres.
Serviço:
Museu do Mamulengo
Quando: aberto de terça a domingo, das 10h às 17h
Onde: Rua de São Bento, 344, Olinda
Quanto: R$2 (inteira) e R$1 (estudante)
Mais informações: (81) 3493.2753

Biblioteca Pública de Olinda, primeira construção dedicada aos livros em PE

Crédito: Divulgação
A Biblioteca Pública de Olinda, primeira construção dedicada aos livros em Pernambuco (PE) e a quinta no Brasil, foi criada por um decreto do imperador Dom Pedro 1º, em 1830. Instalada no Convento de São Francisco, funcionava também como a Faculdade de Direito da cidade na época. Com a transferência da instituição de ensino para o Recife em 1854, o espaço ficou sem funcionar durante várias décadas, sendo restabelecido somente em 1983, por meio da Lei n° 4329/1983. Restaurada em 1996, a casa é uma das construções mais antigas do município.

A Biblioteca Popular de Olinda tem um acervo de mais de 20 mil livros. Títulos da literatura brasileira, inglesa, francesa e portuguesa podem ser encontrados no local. Além disso, o monumento oferece à população serviços como atendimento ao público infanto-juvenil, assistência ao usuário em pesquisas, empréstimo domiciliar e disponibilização do espaço para realização de atividades comunitárias.
Serviço:
Biblioteca Pública de Olinda

Quando: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Onde: Avenida Liberdade, s/n – Carmo.

Mais informações: (81) 3305-1157




Confira abaixo reportagem da Globo Nordeste sobre uma das últimas exposições instalada na Biblioteca neste ano:

Itaipu já foi tema de obra coral-sinfônica do compositor Philip Glass

Crédito: Divulgação
Em sua coluna no portal Paraná Online, no ano de 2009, o cronista e membro da Academia Paranaense de Letras Dante Mendonça conta que, em 1980, acompanhado do diretor de teatro Gerald Thomas e da cenógrafa Daniela Thomas (filha de Ziraldo), o músico Philip Glass foi à Foz do Iguaçu e ficou pasmo com o ruído que ela produzia ao longe. Ele apurou os ouvidos, fechou os olhos por um instante e foi conhecer “a sinfonia” do Rio Paraná.

Um mês depois, a Folha de S. Paulo publicou que Philip Glass preparava uma cantata sobre uma história de amor na Usina de Itaipu. O CD foi lançado somente em 89, com a Atlanta Simphony Oschestra and Chorus e regência de Robert Shaw, pelo selo Classical da gravadora Sony. No encarte do disco, escrito em inglês, alemão, francês e italiano, a visita à Itaipu é documentada. No folheto, ele compara o empreendimento, em audácia e inventividade, à construção das pirâmides do Egito.

O problema é que ambientalistas brasileiros fizeram fortes críticas a ele, na época, por não se preocupar com os impactos causados pela hidrelétrica. O lago formado atrás da represa, por exemplo, destruiu vasta área de floresta nativa do local. Ironicamente, Glass intitulou o segundo movimento da sua obra de O Lago.



Ouça os movimentos Itaipu e O lago abaixo: