terça-feira, 4 de setembro de 2012

Velho conhecido


Sem dúvida um dos mais talentosos músicos da atualidade, não apenas pela sua inegável técnica como contrabaixista, mas também por ser dono de uma voz sublime e marcante - apesar de desconhecido pela grande maioria dentro do cenário musical brasileiro - o camaronês Richard Bona já tornou-se figura cativa e grande apreciador da música tupiniquim. Em meados dos anos 2000, uma das suas principais participações em território nacional aconteceu ao lado do cantor Lenine, realizando dueto na canção “Medida da Paixão”, de autoria do músico brasileiro.


Palestra com o compositor Edino Krieger

Foto: Fausto Fleury
Nesta quarta (05), às 15h, o compositor residente da MIMO 2012 ministrará uma palestra sobre sua trajetória artística e pessoal, no Conservatório Pernambucano de Música. Em depoimento exclusivo da Blog da MIMO, Edino Krieger - que teve, este ano, o mais importante estudo sobre sua obra publicado com apoio do Sesc -, resumiu o roteiro de sua exposição ao público.

"Falarei sobre flagrantes da minha trajetória desde as primeiras experiências musicais ainda criança, no ambiente familiar, passando pela experiência no grupo Música Viva, com o dodecafonismo, até a fase mais recente em que utilizo livremente técnicas e linguagens avançadas dentro de uma forma mais livre, com ênfase na temática brasileira. Também mostrarei minhas experiências com música popular, como autor de jingles, música para teatro e cinema. A palestra terá exemplo em áudio e DVD e estarei à disposição para responder eventuais perguntas dos interessados".

Meu feriado é aqui

A MIMO sempre me traz uma calmaria muito grande. Setembro já é uma época do ano em que as pessoas estão querendo que o mesmo acabe, começam os planejamentos de férias, etc. Então, caindo juntinho do feriado da Independência, a MIMO vem bem a calhar. Nada melhor do que, no final de um dia agitado, poder subir até o alto do centro histórico e conferir uma apresentação de música; num sábado andar por Olinda e depois sentar na grama do pátio do Seminário pra ver alguns curtas-metragem.
Bom, esse ano eu não conheço previamente quase nada da programação, mas olhando os releases que tem no site, que você pode conferir aqui, vou tentar montar um roteiro pra os dias a seguir e rezar pra que as pernas aguentem o pique das ladeiras. Tenho certeza que serei surpreendida por belíssimas apresentações, como ocorre ano após ano.
Porém, uma coisa é certa: tô aguardando ansiosa a apresentação da Orquestra Contemporânea de Olinda, lançando o disco novo que tá muito legal; ah, e a Festa da MIMO, claro, afinal tô aqui pra isso.