quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Onde é que isso vai dar?

Planeta terra brincando de pega-pega
cometas, de cabra-cega
onde é que isso vai dar?
que vida é essa na ciranda do planeta?
a gente vira pirueta
tudo fora do lugar

Acometado, de Suzie Matias, interpretado pelo Mawaca

***

Tudo fora do lugar é a Mimo deste ano...

  • Viola caipira tocando jazz e blues (Fernando Sodré).
  • Metais tocando dobrados e frevos como se fosse música de câmara (Art Metal Quinteto e Quinteto de Metais Nordeste).
  • Violinos tocando manouche, fusion e MPB e lado a lado com suas rústicas irmãs rabecas (Lockwwod e Herz).
  • Violino misturando Paganini com Pixinguinha (Duo Milewski).
  • Guitarra tocando música folclórica mineira como se fosse jazz (Toninho Horta).
  • Sopros tocando música nordestina (Sopro Brasil).
  • Cordas dedilhadas e rabeca tocando Bach (Retratos do Nordeste).
  • Piano tocando peça pra cravo (Scarlatti por Joana Boechat).
  • Música de raiz com música eletrônica (Jam da Silva).
  • Villa-Lobos num trio de piano, voz e percussão (Rubalcaba, Lynx e Krakowski).
  • E Hermeto Pascoal tocando qualquer coisa que estiver pela frente, "ou não".

Dá pra dizer que a Mimo está inspirando uma nova organização humanitária: a Musiciens sans frontières, já que escutar boa música é uma das melhores ações profiláticas contra conflitos e guerras.

***

Só os concertos orquestrais e os quartetos de cordas estão com repertório convencional: se você for ver a Sinfônica de Barra Mansa ou a do Recife, ou os quartetos de São Petersburgo e Radamés Gnatalli, pode ficar tranquilo porque vai só ter música orquestral e de câmara no programa. :)

Quem também decidiu andar "certinho" foram o Buena Vista Social Club Stars e César Camargo Mariano. Mas sabe-se lá que surpresa poderemos ter?

Sabe-se lá?...

(Você se lembra das surpresas das últimas edições da Mimo?)

Quem você gostaria de ver numa futura edição da Mimo?

Mande sua sugestão nos comentários. Se vier com links de vídeos, sites e perfis em redes de relacionamentos, melhor ainda.

E lembre-se que a Mimo preza por artistas de amplo reconhecimento, grande versatitilidade técnica ou exímia comunicabilidade através da música.

De olho nos CDs

Fiquem de olho nos CDs que os artistas convidados colocarão à venda no final dos concertos da Mimo.

Ano passado, no concerto do Quinteto Villa-Lobos no Mosteiro de São Bento, por exemplo, os músicos levaram os últimos exemplares de alguns títulos que lançaram pela antológica gravadora Kuarup (que infelizmente fechou em janeiro deste ano) e não deu nem tempo de decidir qual levar.

Acabaram-se os discos todos.

In memoriam Silvio Barbato

Próximo domingo completará um ano em que o maestro Silvio Barbato regeu a Orquestra Mimo, formada pelos alunos das oficinas da Etapa Educativa da Mostra, na Igreja do Seminário de Olinda.

Naquela ocasião, foi interpretada Música de sobrevivência, de Egberto Gismonti - compositor residente da Mimo 2008.

Este ano, Silvio Barbato teve seu falecimento profundamente lamentado pela música clássica brasileira, particularmente por ter sido uma das vítimas do voo AF447 da Air France.

Chostakóvitch

No concerto do Quarteto de Cordas de São Petersburgo no Mosteiro de São Bento (sexta, às 18h), não foi à toa que o oitavo Quarteto de Chostakóvitch foi deixado por último - trata-se de uma das maiores obras do gênero no século XX.

O conjunto russo tem uma considerável discografia, que inclui gravações pela Hyperion e pela Sony Classical e você pode criar seu próprio CD comprando as faixas desejadas no site oficial deles (vide link Artistas, no site da Mimo).

Duas resenhas

Tive a oportunidade de resenhar, pra revista Continente, CDs de dois dos conjuntos que vão se apresentar na Mimo 2009: o Art Metal Quinteto (fevereiro de 2009) e o Quarteto Radamés Gnatalli (setembro de 2008).

Seguem os textos.

***

Quartetos de cordas em verde e amarelo

Joseph Haydn concebeu a formação instrumental do quarteto de cordas e a estruturação de obras – nos moldes de uma sinfonia – que ficou associada a ela. Não esperava o austríaco que esse ensemble se tornasse o mais conceituado da música camerística e que se iniciasse uma longa linhagem de compositores especialistas nas respectivas peças, a qual abrange Mozart, Beethoven, Dvořák, Shostakovitch e Bartók. Em tributo a quatro dos principais expoentes do gênero no Brasil, o Quarteto Radamés Gnatalli reuniu peças representativas (aplaudidas em turnês no Brasil e no exterior) do músico gaúcho e de Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri e, claro, Villa-Lobos, figurante da citada linhagem.

O uso reelaborado de elementos nacionais se faz comum em todas as quatro composições do CD: a Valsa de Gnatalli, o Quarteto n° 3 de Santoro e o homônimo de Guarnieri, e o sexto dos dezessete quartetos de Villa-Lobos. Momentos de grande inspiração delas estão nos dois movimentos finais de Santoro e Guarnieri e no segundo e quarto movimentos do Villa. As interpretações possuem consideráveis diferenças em relação a outros registros, pois foram guiadas pelas partituras originais. A expectativa agora é que o Quarteto Radamés se aventure em ciclos completos de quartetos de cordas brasileiros. (Carlos Eduardo Amaral)

Quadro Brasil – Quarteto Radamés Gnatalli – Rádio MEC, R$ 25,00

***

Quintetos para metais I

Desde o século XIX o Brasil forma bons instrumentistas de metais, principalmente em bandas militares. No entanto, o número de obras originais para trompete, trompa, trombone e tuba, em qualquer combinação, sempre foi reduzido. Esse fato motivou o Art Metal Quinteto, cujo primeiro trompete é o pernambucano Nailson Simões, a empreender um primoroso resumo de obras e transcrições para quintetos de metais (e percussão) da monarquia aos dias de hoje, abrangendo a música clássica e a popular. Assim, este CD contempla quase anônimos, como João Elias da Cunha e Zulmira Canavarros, e nomes de peso, como Pixinguinha, Anacleto de Medeiros e Camargo Guarnieri. O Nordeste está representado por Maestro Duda e sua suíte Música para metais n° 4. (CEA)

Dezenovevinteeum – Art Metal Quinteto, Ágapa, R$ 25,00

***

PS.: O primeiro trompete do Art Metal Quinteto atualmente é David Alves.