quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Duas resenhas

Tive a oportunidade de resenhar, pra revista Continente, CDs de dois dos conjuntos que vão se apresentar na Mimo 2009: o Art Metal Quinteto (fevereiro de 2009) e o Quarteto Radamés Gnatalli (setembro de 2008).

Seguem os textos.

***

Quartetos de cordas em verde e amarelo

Joseph Haydn concebeu a formação instrumental do quarteto de cordas e a estruturação de obras – nos moldes de uma sinfonia – que ficou associada a ela. Não esperava o austríaco que esse ensemble se tornasse o mais conceituado da música camerística e que se iniciasse uma longa linhagem de compositores especialistas nas respectivas peças, a qual abrange Mozart, Beethoven, Dvořák, Shostakovitch e Bartók. Em tributo a quatro dos principais expoentes do gênero no Brasil, o Quarteto Radamés Gnatalli reuniu peças representativas (aplaudidas em turnês no Brasil e no exterior) do músico gaúcho e de Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri e, claro, Villa-Lobos, figurante da citada linhagem.

O uso reelaborado de elementos nacionais se faz comum em todas as quatro composições do CD: a Valsa de Gnatalli, o Quarteto n° 3 de Santoro e o homônimo de Guarnieri, e o sexto dos dezessete quartetos de Villa-Lobos. Momentos de grande inspiração delas estão nos dois movimentos finais de Santoro e Guarnieri e no segundo e quarto movimentos do Villa. As interpretações possuem consideráveis diferenças em relação a outros registros, pois foram guiadas pelas partituras originais. A expectativa agora é que o Quarteto Radamés se aventure em ciclos completos de quartetos de cordas brasileiros. (Carlos Eduardo Amaral)

Quadro Brasil – Quarteto Radamés Gnatalli – Rádio MEC, R$ 25,00

***

Quintetos para metais I

Desde o século XIX o Brasil forma bons instrumentistas de metais, principalmente em bandas militares. No entanto, o número de obras originais para trompete, trompa, trombone e tuba, em qualquer combinação, sempre foi reduzido. Esse fato motivou o Art Metal Quinteto, cujo primeiro trompete é o pernambucano Nailson Simões, a empreender um primoroso resumo de obras e transcrições para quintetos de metais (e percussão) da monarquia aos dias de hoje, abrangendo a música clássica e a popular. Assim, este CD contempla quase anônimos, como João Elias da Cunha e Zulmira Canavarros, e nomes de peso, como Pixinguinha, Anacleto de Medeiros e Camargo Guarnieri. O Nordeste está representado por Maestro Duda e sua suíte Música para metais n° 4. (CEA)

Dezenovevinteeum – Art Metal Quinteto, Ágapa, R$ 25,00

***

PS.: O primeiro trompete do Art Metal Quinteto atualmente é David Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário