quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Programação do Festival Mimo de Cinema 2011

CONCERTO PARA HELOISA, 20min

de Pedro Moscalcoff

7 de setembro | 18h | Pátio do Seminário de Olinda

Gabriel é músico e ensaia em casa há mais de dez anos. Durante todo esse tempo, a vizinha Heloisa convive com o barulho que, aos poucos, se torna insuportável. Ele decide, então, solucionar o problema, fazendo um festival com as bandas que ensaiam na casa, a fim de arrecadar dinheiro para instalar o isolamento acústico. Dois produtores sérios são encarregados de todo o festival.


MAR DE LIA, 13min

de Hanna Godoy

7 de setembro | 18h | Pátio do Seminário de Olinda

Um mergulho encantado no universo da ciranda de Lia de Itamaracá. O amor se apresenta na música e na trajetória de vida dos personagens desse documentário musical.


FILHOS DE JOÃO, O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO, 76min

de Henrique Dantas

7 de setembro | 19h | Igreja da Sé

O documentário Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano conta a história do grupo Novos Baianos. O filme se concentra num dos períodos mais férteis da produção musical brasileira – final da década de 1960 – época em que o grupo eclodiu. Foi neste período que João Gilberto, recém-chegado dos Estados Unidos, começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru. Com extrema sensibilidade e absoluta despretensão, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB.


O SILÊNCIO DO MUNDO, 10min

de Bárbara Cariry

8 de setembro | 18h | Pátio do Seminário de Olinda

A sinfonia do mundo percebida no “outro”, revelando novas formas de percepção e de comunicação entre os homens.


LUTHIER DO PVC, 15min

de Marcos Homem

8 de setembro | 18h | Pátio do Seminário de Olinda

Num distrito periférico duma periférica cidade do Brasil, um artista da terra utiliza materiais inusitados, para fazer música de qualidade. Gravado em Tamoios, distrito de Cabo Frio (RJ), conta a história de Johnny, um luthier de canos de PVC - adquiridos em obras de construção ou lixos da cidade – que, através de seu talento manual e aguçada percepção auditiva, planta sementes através dessa luteria inédita no país.


BOB LESTER, 13min

de Mariana Penedo e Hanna Godoy

8 de setembro | 18h | Pátio do Seminário de Olinda

Edgar de Almeida, o Bob Lester: sapateador, cantor, músico e showman. Numa mistura de gêneros e linguagens, o conto do artista esquecido que deseja ser lembrado. Quanto é memória ou quanto é invenção já não interessa, o importante é não esquecer.


SEX BEATLES MEMORABÍLIA, 72min

de Marcelo Martins

8 de setembro | 19h | Igreja da Sé

Documentário sobre a lendária banda carioca Sex Beatles. Conta a trajetória do grupo liderado por Alvin L. (autor de sucessos de Marina Lima, Leila Pinheiro e Capital Inicial), que na década de 90, conquistou o público e um elenco de admiradores. Entre eles, Dado Villa-Lobos (ex-Legião Urbana, co-fundador e produtor musical dos dois álbuns da banda), Renato Russo (que participou de uma das canções do primeiro disco, Automobília), Paula Toller e Marina Lima. Sex Beatles foi uma daquelas bandas que surgem, nos conquistam e somem.


PROFISSÃO: MÚSICO, 46min

de Daniel Vargas e Luciano Balen

9 de setembro | 18h | Pátio do Seminário de Olinda

No mundo pós-MP3, em que o download liquida as enferrujadas estruturas das grandes gravadoras, músicos conseguem levar a sua arte a lugares onde era impossível chegar. Produzido pelo Projeto CCOMA e o cineasta colombiano Daniel Vargas, o filme tem imagens do Brasil, Uruguai, Colômbia, Alemanha e Grécia. Reúne depoimentos de músicos de rua da França e Inglaterra, dos DJs Anderson Noise e Ravin e dos brasileiros Edgar Scandurra, Fernando Catatau, Naná Vasconcelos e Pedra Branca. O filme mostra como músicos, DJs e produtores conduzem sua profissão, que mudou muito com a internet.


DAQUELE INSTANTE EM DIANTE, 108min

de Rogério Velloso

9 de setembro | 18h30 | Igreja da Sé

O Nego Dito Itamar Assumpção em um documentário que percorre sua trajetória musical, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980 até a sua morte aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras, garimpadas em acervos e arquivos particulares, mostrando sua presença antológica nos palcos e os momentos de intimidade entre os amigos e familiares.


É MUITA AREIA PRO MEU CAMINHÃOZINHO, 15min

de Ana Paula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernández

10 de setembro | 18h | Pátio do Seminário de Olinda (Olinda/PE)

A obra recria a apaixonante região dos Lençóis Maranhense. Enfatiza os encantos, devaneios e desafios dos habitantes. No documentário, o primitivo, o nascimento e as paisagens atípicas criam um universo singular, nos levando a rever as relações cotidianas e nos remetendo aos próprios sonhos e esperanças.


À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, 18min

de Thiago Lira

10 de setembro | 18h | Pátio do Seminário de Olinda

Documentário musical que parte do conceito de "cover" para discutir a imagem e semelhança deste universo, a partir da perspectiva das próprias bandas. Para isso, conta com a participação da Beatles 4Ever (SP), primeira banda cover do Brasil, Seu Chico (PE), Del Rey (PE), entre outras.


CLEMENTINA DE JESUS: RAINHA QUELÉ, 56min

de Werinton Kermes

10 de setembro | 19h | Igreja da Sé

Clementina de Jesus: Rainha Quelé é uma obra composta coletivamente pelo direito à memória e perpetuação do patrimônio cultural brasileiro chamado Clementina de Jesus e pelo dever de exaltação à cultura negra. O filme teve sua locação no quilombo São José da Serra, em Valença (RJ), onde nasceu a cantora e traz depoimentos de Paulinho da Viola, João Bosco, Lecy Brandão, Carlinhos Vergueiro, Paula Lima, Martinho da Vila, Monica Salmaso, Fundo de Quintal, Cristina Buarque de Hollanda, entre outros.


ORQUESTRA DO SOM CEGO, 13min

de Lucas Gervilla

11 de setembro | 18h | Pátio do Seminário de Olinda

Dois sanfoneiros cegos, um filme mudo e um de-compositor musical.


VANJA, MULHER RENDEIRA, 20min

de Juliana Major

11 de setembro | 18h | Pátio do Seminário de Olinda

A partir de depoimentos pessoais e de personalidades como Hernani Heffner e o crítico de música popular brasileira Ricardo Cravo Albin, o documentário refaz a trajetória da artista Vanja Orico. Uma homenagem à eterna cangaceira e grande intérprete do sucesso Mulher Rendeira, o vídeo é uma contribuição para manter viva a sua memória.


CANÇÕES DO EXÍLIO: A LABAREDA QUE LAMBEU TUDO, 90min

de Geneton Moraes Neto

11 de setembro | 19h | Igreja da Sé

Canções do Exílio: a Labareda que Lambeu Tudo reúne depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Jards Macalé sobre um período conturbado da vida brasileira: a onda de prisões que se seguiu à decretação do AI-5, em 1968. Presos em São Paulo e transferidos para o Rio, Caetano e Gil deixaram o Brasil e seguiram para o exílio em Londres. Os depoimentos revelam episódios desconhecidos do público, como o show que Gil, preso, fez para a tropa no quartel. Caetano descreve os diálogos com o cineasta Glauber Rocha sobre o papel dos militares na vida política brasileira.

Festival MIMO de Cinema

Atrações como “Canções do Exílio: a Labareda que Lambeu Tudo” serão exibidos gratuitamente em telões espalhados pela cidade

Paralelo aos shows e concertos, acontece o Festival MIMO de Cinema, com direção de Lu Araujo e da cineasta Rejane Zilles. Com uma seleção de 15 filmes com referências musicais, o Festival acontece entre 6 e 11 de setembro, também em Olinda. A programação é definida pela recente safra nacional e apresenta filmes inéditos em Pernambuco. Os filmes são projetados em telas de grandes dimensões ao ar livre, nos pátios das igrejas da Sé e Seminário de Olinda, com estrutura para acomodar confortavelmente a platéia. A expectativa é que tenham um público de aproximadamente 20 mil pessoas.

Etapa Educativa – Cursos Gratuitos, como o de regência com o Maestro Isaac Karabtchevsky, incrementam ainda mais a Mostra

Uma semana inteira, de 5 a 11 de setembro, será dedicada à Etapa Educativa, que ocorre entre as cidades de Olinda, Recife e João Pessoa nas seguintes categorias: oficina de formação de orquestra, curso de regência, master classes, workshops e projeto MIMO para Iniciantes, este último nas escolas da rede pública. A inscrição para a participação dessa primeira etapa é feita pela internet e é uma chance dos interessados em música terem aulas ministradas por nomes como Isaac Karabtchevsky e outras atrações do evento. Philip Glass, Hamilton de Holanda, Marcos Suzano e Arrigo Barnabé são mais alguns músicos que vão enriquecer a bagagem cultural dos participantes da mostra.

“A Etapa Educativa é um dos momentos mais gratificantes da MIMO, onde grandes músicos podem compartilhar suas técnicas, ideias e reflexões sobre a música e todo o ambiente que a circunda. Nosso interesse é contribuir para além do desenvolvimento técnico, buscando a formação plena do cidadão, da sua sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical”, diz Lu Araújo, idealizadora da Mimo.