quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A origem do instrumento Kora

Não se sabe exatamente a origem do Kora, instrumento tocado pelo malinês Ballaké Sissoko. Alguns pesquisadores afirmam ter sido em Mali, outros na Guiné-Bissau. No entanto, segundo o trabalho Brasilidades que vêm da África, organizado pela estudiosa Sônia Queiroz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esse singular artefacto é característico da cultura mandinga, populosa etnia islâmica da costa ocidental africana. O distinto instrumento, inclusive, é conhecido por acompanhar os griôs, misto de poeta e cronista. Ballaké Sissoko é considerado, pela crítica, um dos maiores tocadores da Kora na atualidade. Ele e o violoncelista francês Vincent Segal se apresentam na próxima quarta-feira (07), às 20h30, na Igreja da Sé, reunidos no espetáculo Música de câmara.

Crédito:
Encarni Mancebo y López

Você sabia?

Você sabia que a idealizadora da Mimo, Lú Araújo tem uma wishlist de artistas que gostaria de trazer para o evento? Pois bem, em recente entrevista, Lú afirmou que alguns nomes dessa tal lista já foram riscados, como Gothan Project, McCoy Trio, Philip Glass e Arrigo Barnabé. Para as próximas edições da Mimo ainda faltam ser riscados da lista de desejos nomes como Airto Moreira e Chick Corea.

Dica da Mimo

Quem frequenta a cidade alta de Olinda já é de praxe ouvir falar na Bodega do Véio, um dos mais tradicionais redutos do chorinho na localidade. Além do choro, ainda foi inserido no calendário do bar um evento voltado para os vinis brasileiros que fizeram sucesso no passado, conhecido como "Terça do Vinil", encabeçado pelo DJ 440. A bodega tornou-se um ótimo espaço para quem quer jogar conversa fora saboreando deliciosos petiscos e bebidas de variados tipos. O anfitrião do local é seu Edival Hermínio da Silva, ou o próprio "Véio", responsável pelo sucesso devido sua simplicidade e carisma.

A Bodega do Véio fica aberta de segunda à sábado das 8 h às 23:00 hs e nos domingos até às 14:00 hs. Os chorinhos acontecem às quintas e sábados a partir das 19:30 hs. Já a Terça do Vinil obviamente acontece toda terça-feira a partir das 19:00 hs.

- Bodega do véio
Rua do Amparo, 212
Amparo - Olinda
Fone: (81)
3429-0185

Você sabia?



O compositor Arthur Verocai, que se apresenta nesta quinta (08), na Igreja da Sé, é responsável por boa parte dos arranjos do álbum "Feito Pra Acabar", do paulista Marcelo Jeneci, uma das maiores promessas da nova safra da MPB. As canções "Feito Pra Acabar" e "Quarto de Dormir" receberam arranjos de orquestra, enquanto os arranjos de cordas das músicas "Felicidade", "Tempestade Emocional" e "Por Que Nós" levam a assinatura do instrumentista. E o resultado dessa parceria ficou assim:

Dica da Mimo




Sempre que você passar pela Igreja de São Pedro Apóstolo, fique de olho na melhor creperia do Sítio Histórico de Olinda, a Creperia de Olinda. O preço dos crepes varia de 12 a 25 reais e o cardápio de saladas é uma ótima opção para os vegetarianos, assim como os crepes à base de queijo.

Endereço: Praça Conselheiro João Alfredo, 168 - Carmo.
Telefone: 3429 2935

Você sabia?

Foto: divulgação.

...Que o nome de batismo de Guinga é Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar e que ele ainda atua como dentista, seu ofício de formação?

Dica da Mimo

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde ocorrem alguns concertos da Mimo em Olinda, tem muita história pra contar. Ela é a primeira igreja de Pernambuco construída por uma irmandade de negros, que só podiam rezar e celebrar sua fé em um local separado dos brancos. Para isso, os senhores de engenho liberavam os negros à noite para tocarem a construção e até davam alguns materiais. Não que os senhores fossem bonzinhos, mas permitir que os escravos realizassem seus rituais religiosos (sob a bruma do cristianismo, é claro) era uma forma de evitar grandes revoltas. Em todo o Brasil, muitas igrejas como essa foram construídas, sempre com o nome de "Rosário dos Pretos".

Você sabia...



Que a cantora, compositora e pianista Délia Fischer - que se apresenta na Mimo no dia 07 de setembro, às 18:00, na Igreja do Rosário dos Pretos/Olinda - acaba de lançar o disco "Saudações, Egberto" como uma homenagem ao seu guru musical, Egberto Gismonti? Este trabalho vem sendo considerado um dos mais ousados experimentos dedicados exclusivamente ao trabalho do único multi-instrumentista brasileiro visto por muitos como capaz de alcançar o patamar de apuro e excelência de Hermeto Pascoal. Ela, que começou a sua carreira artística em busca da perfeição encontrada nas composições de Gismonti, hoje pode render tal homenagem, com orgulho e ousadia.