sábado, 5 de setembro de 2009

Tributo aos mendigos do Maranhão

No início do Choros n° 6 de Villa-Lobos, dois blocos de madeira simulam o caminhar de uma pessoa dentro da floresta - ambientada pelos rosnados de animais na cuíca e no roncador, pelo canto da araponga no xilofone e pelo sereno da selva nas cordas, enquanto a flauta apresenta a melodia.

Originalmente, esse caminhar marcado nos blocos deveria ser tocado no tambu-tambi, um instrumento idealizado por Villa-Lobos que consiste em duas tabocas ocas de bambu - de tamanhos diferentes e fechadas em uma das entremidades - que devem ser percutidas batendo sua extremidade aberta contra uma base de madeira.

O tambu-tambi reproduz o bater das cumbucas de madeira dos pedintes cegos de São Luís do Maranhão* - e o próprio nome do instrumento é o mesmo utilizado pelos mendigos que Villa-Lobos viu ao passar pelo Meio-Norte do país.

Para não tornar inviável a execução do Choros n° 6 tão-somente pela falta de um tambu-tambi, adotou-se a prática de substituí-lo pelos wood blocks.

Fonte: Os instrumentos típicos brasileiros na obra de Heitor Villa-Lobos, de Luiz D'Anunciação (percussionista de longa carreira na Orquestra Sinfônica Brasileira).

***

* Não as cumbucas de botar o dinheiro - essa ficava de lado. O tambu-tambi servia para chamar a atenção dos pedestres, já que os mendigos eram cegos.

Um comentário:

  1. Vendo a foto de um tambu-tambi (http://jorgematheus.wordpress.com/2011/08/29/a-magia-dos-inventores/), me lembrei do "ka'eke'eke", que é um instrumento típico havaiano - também composto por dois bambus de tamanhos diferentes, que são percutidos contra o solo: http://www.rangapae.com/Ka'eke'eke%20page.htm

    ResponderExcluir