sábado, 4 de setembro de 2010

Cinema mudo é acompanhado por pianista na Sé


Veja a controversa cena do estupro

Sons do silêncio

É no pequeno gesto que o Cinema Mudo se engradece, ainda mais ao som do piano como suporte simbólico. Essa é a proposta do Ciclo de Cinema Mudo da Mostra Mimo de Filmes. Diante da tela, clássicos da década de 20; próximo à plateia o acompanhamento simultâneo do pianista da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Cadu Pereira.

Certo que a dimensão estética do espaço de exibição, no largo da Igreja da Sé, em Olinda, favorecerá e muito o entretenimento dos visitantes com as aventuras e fantasias exóticas de 68 minutos, da continuação de “O Sheik”, lançado em 1921. Em "O filho do Skeik", gravado cinco anos depois, Rudolph Valentino, surge como Ahmed, o filho de um sheik argelino que se apaixona pela bailarina Yasmin (Vilma Banky), participanete de uma trupe de saltimbancos e ladrões. É com esse envolvimento, como pano de fundo, que emergirão as lutas de espadas e danças do ventre, elementos que vão compor a bem articulada fantasia oriental, produzida em pleno deserto do Arizona por George Fitzmaurice.

De fato "O filho do Sheik" convence em seus resultados. A idéia do duplo em Valentino, por exemplo, é interessante de se notar, e os pontos cômicos do filme, com destaque para o criado psicótico de Ahmed, acabam por agradar e muito os admiradores de clássicos como este.

Ficha técnica
Direção George Fitzmaurice Roteiro Frances Marion Fred de Gresac George Marion Música Gerard Carbonara Artur Gutmann Produção John Considine Atores Rudolph Valentino Vilma Banky Agnes Ayres

Festival Mimo de Cinema - Ciclo de Cinema Mudo
O Filho do Sheik
Data: 04/09/2010
Hora: 19h
Local: Igreja da Sé (Olinda/PE) Saiba onde fica

Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário