sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ciclo do Recife

Um filme pernambucano passado em 1925 que traz em sua narrativa histórias passadas no litoral... E vocês podem questionar-se: Como assim, um filme pernambucano na primeira metade do século XX? Isso mesmo, poucos sabem, mas fato é que nesse período do cinema mudo, nossa cidade já produzia filmes e de qualidade e ousadia para sua época. Esse período ficou marcado como "o ciclo do Recife".

Aitaré da Praia foi um desses filmes produzidos durante o ciclo, considerado até mesmo o pioneiro da empreitada e que já nasceu maduro, com cortes nas filmagens que deixavam bastante clara a ação precursora de uma linguagem cinematográfica moderna e arrojada para a época. O enredo abordado, porém, não requer muita reflexão, retratando a história de pescadores e jangadeiros vivenciada em nossa paisagem litorânea.

A narrativa é sem dúvidas um presente para nossa realidade, uma vez que o período retratado carece bastante de registros da nossa cidade e pode elucidar questões sociais que eram vivenciadas naquele dado momento. Entretanto as imagens a ser vistas também podem representar um milagre, uma vez que sabe-se por senso comum que a indústria do cinema local passou e ainda passa por sérias dificuldades que ultrapassam os anseios daqueles que o produzem.

Para quem quiser conferir hoje:

Filme: Aitaré Da Praia
Local: Igreja da Sé
Horário: 19:00 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário