quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Spalla de muito futuro

Foto: Rafael Andrade

Quem viu a Orquestra Mimo tocar a suíte Cenas brasileiras de Wagner Tiso no concerto de segunda à noite, na Igreja da Sé, percebeu que o solo de violino inicial da peça não foi feito pela spalla Ana de Oliveira, mas pela jovem Karolayne Santos.

Karol vem participando da Etapa Educativa da MIMO desde 2007 e hoje, sem ainda ter completado 15 anos, desponta como um dos grandes talentos jovens de Pernambuco, ao lado do Irmão Ricardo Cavalcante, violista.

Por esta razão, não somente o solo de Cenas brasileiras foi confiado a ela como também a posição de spalla das cordas friccionadas no concerto de encerramento das Oficinas de Instrumento da MIMO 2010, nesta terça à tarde na Igreja do Monte.

Karol mostrou nas duas ocasiões, além de total segurança (vale lembrar que a Sé estava lotada na segunda), domínio técnico e afinação perfeita, correspondendo à expectativa dos professores com um raro zelo entre jovens de sua faixa etária.

Por isso, não será surpresa se Karolayne tornar-se spalla nas orquestras jovens por onde passar.

***

Cinco pontos de destaque do concerto na Igreja do Monte: 

1. as duas belíssimas transcrições de Vivaldi para conjunto de cordas dedilhadas, que soaram bastante despojadas, mas respeitando fielmente as partituras; 

2. uma execução de Dvorák sem erros pelas madeiras; 

3. a dificílima peça As baquetas, de Edgard Nunes Rocca, que exigiu coordenação contínua dos percussionistas;

4. a iniciativa das cordas fricionadas em apresentar obras do americano John Cacavas e do alemão Harald Genzmer, pouco ouvidas no Brasil, e

5. o empolgante finale com um arranjo reduzido da abertura de Os mestres cantores de Nurembergue para metais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário