domingo, 11 de setembro de 2011

Cinema: confira a programação da mostra Panorama Brasil para este domingo (11)


A mostra de cinema da Mimo 2011, a Panorama Brasil, está com uma programação impecável para este domingo (11). No pátio do Seminário de Olinda, serão exibidos a partir das 18h os curtas emblemáticos "Orquestra do som cego", dirigido por Lucas Gervilla, e "Vanja, mulher rendeira", de Juliana Major. Já no pátio da Igreja da Sé, às 19h, ocorrerá a exibição do documentário "Canções do exílio: a labareda que lambeu tudo", de Geneton Moraes Neto.

Orquestra do Som Cego. Foto: Divulgação

"Orquestra do som cego" retrata a trajetória da Blind Sound Orchestra, idealizada pelo compositor brasileiro Livio Tragtenberg, que reúne músicos deficientes visuais para se apresentar pelo mundo. Longe de apenas reger uma orquestra tão peculiar, Tragtenberg foi além: nas apresentações, exibe filmes mudos, para os quais a orquestra adiciona ao vivo trilha e efeitos sonoros. O vídeo também registra suas andanças e fala de como uma iniciativa tão interessante se tornou realidade.

Vanja Orico. Foto: Divulgação

"Vanja, mulher rendeira" põe em cena a biografia da artista Vanja Orico, conhecida por interpretar o sucesso "Mulher Rendeira" para o filme "O cangaceiro", de Lima Barreto. Para remontar sua história, o filme recorre a depoimentos de personalidades como Hernani Heffner, diretor de conservação da cinemateca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, e Ricardo Cravo Albin, famoso crítico de música popular.

Gilberto Gil. Foto: Divulgação

O longa-metragem "Canções do exílio: a labareda que lambeu tudo" resgata a tentativa da ditadura militar de impedir a consolidação da música popular brasileira. O documentário, realizado por Geneton Moraes Neto, traz depoimentos dos gigantes Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jards Macalé sobre a prisão decorrente do AI-5 e o tempo de exílio em Londres. São revelados episódios singulares como o show que Gil, preso, fez para a tropa no quartel.

Lembrando que não é necessário pegar ingresso para conferir a mostra, já que os filmes serão exibidos em telões. O espaço também disponibiliza uma boa quantidade de assentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário