domingo, 5 de setembro de 2010

Desenrock-se


Um dos músicos mais vigorosos e incompreendidos da história da música brasileira, Tom Zé é sinônimo de criatividade e versatilidade em mais de 40 anos de carreira. Nascido em Irará, ainda jovem estudou música na universidade federal da Bahia, mudando-se para são Paulo em meados dos anos 60. Lá ajudou a criar aquele que seria um dos movimentos mais importantes da música brasileira: o tropicalismo.

Com base em seu conhecimento musical, Tom Zé mergulhou no experimentalismo incorporando em seus arranjos e orquestrações objetos de uso cotidiano em simetria aos instrumentos musicais, criando dessa forma um som próprio e único, unindo o erudito e o popular. E apesar de suas composições serem consideradas complexas e herméticas por muitos, Tom Zé possui grande interação com o público durante os shows e é sem dúvidas um dos artistas mais originais e influentes no cenário musical brasileiro.

Hoje poderá ser conferido mais um filme sobre a história do músico Tom Zé. Com base em uma oficina ministrada na Espanha, a narrativa conta um pouco de suas histórias e obras, viajando por décadas passadas, a fim de elucidar e redescobrir os feitos das experimentações realizadas pelo músico.

Filme: Tom Zé Astronauta libertado
Local: Mercado da Ribeira
Horário: 20:00 hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário