segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Um concerto de samba erudito

Foto: Marcelo Lyra

Como dito em post anterior, as igrejas, a priori, são locais de reverência à hierarquia católica, onde existe uma ritualística a se seguir. Acontece que a apresentação do Pagode Jazz Sardinha's Club neste domingo, num lotado Seminário de Olinda, subverteu totalmente o conceito. Nem um pouco formais ou repreendidos, trouxeram as melodias populares para a capela, acompanhados fielmente pelo público. O grupo convidou a plateia a entrar na dança, ao que se seguiu uma resposta intensa. Teve até quem, no final, dissesse, com ar de espanto, que aquela era a primeira vez em que havia sambado dentro de uma igreja.

Foto: Marcelo Lyra

Se houve alguma reverência na ocasião, foi por causa do nível de sofisticação com o qual reproduziram chorinhos, sambas e jongos. Sofisticação essa que permitiu, sem maiores dificuldades, colocar lado a lado o pagode com o jazz e a bossa nova mais refinados. Para se ter uma noção deste resultado, é possível até falar que o Pagode Jazz Sardinha's Club realizou um concerto de samba erudito, marcado pelo clima de virtuosismo e descontração. Quem esteve na ocasião pôde também se surpreender com a versão jazzística impecável de "Carinhoso", famoso chorinho composto por Pinxinguinha.

Foto: Marcelo Lyra

Ainda sobrou tempo para o bandolinista Rodrigo Lessa dar um depoimento ao vivo sobre a Mimo e confessar que é um velho fã do Carnaval de Olinda. Confiram: "a Mimo é um festival fantástico. Parabéns à toda produção e equipe técnica. É um grande prazer tocar aqui. Vir a Olinda relembra o Carnaval de 1988 em que nos aventuramos por essas ladeiras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário