quinta-feira, 6 de setembro de 2012

De volta ao Recife, após 12 anos

Strauss tocando Mozart em Tóquio. Foto: Facebook
Hoje às 16h, na Igreja da Misericórdia, em Olinda, a Orquestra Experimental de Câmara faz seu segundo concerto na história da MIMO, com regência de Israel França. O primeiro havia sido em 2007, na igreja do Convento de São Francisco, sob direção do carioca Guilherme Bernstein Seixas.

Desta vez, a orquestra traz como convidado um solista pernambucano que há doze anos não atuava no Estado, o flautista James Strauss, que interpretará um dos concertos para flauta do italiano Saverio Mercadante (1795-1870). Em conversa por telefone com o Blog da MIMO, James - natural de Abreu e Lima - conta que ficou feliz pelo convite, mesmo que tenha sido surpreendido por ele há pouco mais de uma semana.

Após atuar este ano no México (ao lado do maestro recifense Lanfranco Marcelletti), na Galícia, na Andaluzia e na Lituânia, o flautista lamenta que faça poucos concertos no Brasil, mas que está se empenhando nesse sentido, e comemora o álbum que será lançado em outubro pela Orquestra Nacional da Lituânia.

No repertório constarão a suíte Saudades do Brasil, do francês Darius Milhaud, o Concerto para flauta do francês Florent Schmitt (cujos manuscritos das partes orquestrais foram encontrados por James no arquivo da editora Max Eschig) e a Bachianas Brasileiras n° 2 de Villa-Lobos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário