quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Hoje é dia de Vira Loucos

Radicado nos Estados Unidos desde os anos 1980, o percussionista paulistano Cyro Baptista comanda a apresentação principal da segunda noite da MIMO 2012 no Recife - às 20h30, na Igreja da Sé - com um repertório formado por releituras de peças de Villa-Lobos.

O espetáculo Vira Loucos nasceu de uma parceria com o maestro Michael Tilson-Thomas e a Orquestra Sinfônica do Novo Mundo. O próprio Cyro conta, em seu site oficial, como surgiu a ideia:

"Quando encontrei Michael, ele estava sentado como que mergulhado numa piscina de folhas musicais e estava enrolado com uma complicada transcrição de violas para violinos [...] Minha imediata reação foi tocar o berimbau e cantar as melodias simples em que Villa-Lobos baseou suas composições. Daí tive a ideia de desenvolver um trabalho sobre as fontes que ele usou em sua música, explorando os vários elementos percussivos predominantes nela".

No vídeo abaixo, vocês conferem Cyro - que já atuou como percussionista convidado em mais de cem CDs, incluindo Obrigado, Brasil, de Yo-Yo Ma - tocando a cantiga da Bachianas Brasileiras n° 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário