sábado, 8 de setembro de 2012

Um concerto de alma latina

Foto: Beto Figueiroa/O Santo

Ao contrário dos programas de concertos sinfônicos, onde compositores latino-americanos são pouco frequentes (e quase nunca ocupam exclusivamente o espaço inteiro de uma apresentação), nos concertos violonísticos eles são uma constante. E não foi diferente com o Duo Assad, que inclusive priorizou autores  brasileiros na sessão de ontem à noite na Igreja da Sé.

Piazzolla, Leo Brouwer, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth, Egberto Gismonti, Garoto, o próprio Sergio Assad e, claro, Villa-Lobos marcaram presença na relação. Além deles, João Pernambuco, que serviu para enfatizar a ligação dos irmãos Assad com nosso Estado. Segundo lembrou Sergio, ambos conhecem o Recife desde os anos 1970, quando gravaram um disco com a Orquestra Armorial.

Odair fez uma participação solo na Sonata del Caminante, do cubano Leo Brouwer, com temas inspirados na Amazônia e no Nordeste. Antes e depois da interpretação, ele não deixou de comentar: "Não sei como consegui memorizar tantas notas".

O encerramento coube a Tahhiyya li ossoulina, de Sergio Assad, uma peça de influência árabe escrita em homenagem ao pai do violonistas e que foi agraciada com o Grammy de Melhor Composição Contemporânea em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário