segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Falta de educação

Se fosse sobre a vida alheia, eu não teria prestado atenção, mas fiquei de orelha em pé ao me dar conta de que Marco César estava conversando perto de mim sobre a formação instrumental da Orquestra Retratos do Nordeste e fiquei com o bloquinho tomando nota. Isso dentro da Sé, antes de começar o show do trio Rubalcaba, Linx e Krakowski.

Ele explicava que o conjunto de cordas dedilhadas funciona exatamente como o de cordas friccionadas e que pode tocar sem transposição qualquer peça feita para esta, ou seja, lendo nas claves originais. Eis a formação:

Bandolins = violinos
Bandolas = violas
Bandoloncelos = cellos
Violachos = contrabaixos

Marco César também contou que, numa viagem a França, descobriu que existem bandoloncelos altos, tenores e baixos, se minha memória não falha (não deu pra anotar).

Naturalmente, devo minhas desculpas pela bisbilhotagem (risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário