quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Depoimento - Fred Lyra

O guitarrista, violonista, compositor e estudante de música da UFPE Fred Lyra, vencedor do primeiro sorteio de senhas do Blog da MIMO este ano, preparou a nosso convite um relato sobre a apresentação de abertura da MIMO 2011, com o violoncelista francês Vincent Segal, que já trabalhou ao lado de nomes como Cezária Évora e Sting, e o tocador de cora malinês Ballaké Sissoko, quem nesta quinta pela manhã fará seu primeiro workshop na vida (confira o horário e o local).

Acho que o concerto de hoje [quarta] à noite foi de uma profundidade imensa. Um dos mais densos que já assisti em 8 anos de MIMO. A interação entre os músicos foi impressionante, com os dois instrumentos realmente soando o tempo todo juntos. O resultado sonoro do somatório dos dois instrumentistas era o que importava. Não havia espaços para exibições ou duelos de ego: era realmente a música que importava.

Muito interessante a variação e a capacidade de criar ritmos de ambos os instrumentistas, era tão rico que o tempo todo se imaginava e "escutava" a percussão por trás do violoncelo e da kora. Segal mostrou muita habilidade com os harmônicos, criando várias melodias e também acompanhamentos com essa técnica, algumas vezes soando como uma flauta. Sissoko extraia da kora algumas sonoridades graves, em momentos surpreendentes, literalmente de "matar". Foi interessante a MIMO iniciar com um concerto tão denso e de difícil acesso.

Fred Lyra

Você também pode enviar seu depoimento (sobre qualquer atração da MIMO 2011) para o e-mail pb_amaral@hotmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário