Conjunto que vem de recente temporada ao lado do Balé Kirov, faz concerto gratuito na Paraíba dentro da programação da MIMO 2011
Hoje (08), a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) se apresenta em concerto gratuito a partir das 20h, na Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa (PB), como parte da programação do Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO), que desde o dia 05 vem acontecendo nas cidades de Olinda e Recife (PE) e João Pessoa (PB). Sob a batuta de seu diretor artístico e regente titular, Vantoil de Souza, a orquestra levará ao público obras de Mozart.
- Atuar no curso ministrado por um dos mais conceituados maestros brasileiros é uma excelente oportunidade de crescimento para os músicos. Além disso, o concerto que realizaremos em João Pessoa mostrará a qualidade do ensino de música oferecido pelo Projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa”, diz Vantoil, citando o curso de regência no qual a OSBM atua como orquestra residente e o projeto sócio-educacional desenvolvido na cidade do interior do Rio de Janeiro.
O solista da noite será o flautista Felipe Braz, que pela primeira vez fará o solo em um concerto da orquestra em que atua desde 2009. O niteroiense, vindo de um família de músicos, aos 27 anos de idade conclui este ano sua graduação em flauta, pela UNIRIO, e tem em seu currículo importantes feitos, como a criação do Quinteto Quinta Justa, com quem se apresentou por diversas vezes na Rádio MEC, e a participação no álbum mais recente de Sérgio Barrenechea.
Terceira vez na MIMO e após temporada ao lado do Balé Kirov
A OSBM vem de uma recente temporada ao lado de uma das maiores companhias de balé do mundo, o Balé Kirov, que se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro ao lado da jovem orquestra de 31 de agosto a 04 de setembro, com bilheteria esgotada para todos os dias.
Esta é a terceira vez que a OSBM marca presença na MIMO. De 05 a 11 de setembro ela atuará mais uma vez como orquestra residente do curso de regência dirigido pelo renomado maestro Isaac Karabtchevsky, em Recife. O curso culmina com a oportunidade de oito aprendizes se apresentarem à frente da OSBM, no dia 11 de setembro, às 11h, no Seminário de Olinda.
Orquestra é fruto do Projeto Música nas Escolas
O jovem corpo orquestral, considerado um dos mais promissores do Brasil, é fruto do projeto sócio-educacional Música nas Escolas, desenvolvido na cidade sul fluminense de Barra Mansa e que hoje atende a mais de 22 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Através desta iniciativa, os alunos têm ensino musical desde a educação infantil até o ensino fundamental.
O Projeto foi implantado pela Prefeitura de Barra Mansa em 2003, e ela a mantém com patrocínio da iniciativa privada - Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra – por meio das Leis de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura (Governo Federal). O Música nas Escolas conta ainda com outros conjuntos musicais: Orquestra Sinfônica Juvenil, Orquestra de Cordas Infantil, Orquestra de Metais, Orquestra de Jazz, Orquestra de Percussão, Drum Latas, Banda Marcial, Banda Sinfônica, Banda Sinfônica Infanto-Juvenil e Banda Infantil.
A formação original da OSBM, fundada em 2005, conta com mais de cem jovens músicos (cerca de 70 participam da MIMO 2011) – entre instrutores do Música nas Escolas e alunos de nível avançado do Projeto, que por isso tornaram-se bolsistas da Orquestra. Entre os instrutores do Projeto está o solista do concerto de hoje, que ministra aulas a adolescentes no Colégio Municipal Padre Anchieta, em Barra Mansa. “É muito gratificante e com a história de vida de cada um desses alunos, acabo aprendendo mais do que ensino”, diz Felipe Braz.
***
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa - Vantoil de Souza, regente
Basílica de N. S. das Neves (João Pessoa), 20h
Repertório
Mozart
Abertura da ópera “As Bodas de Fígaro”
Concerto n. 1 em Sol Maior para flauta e orquestra KV 313
Sinfonia n. 36 em Dó Maior KV 425 “Linz”
***
Fernanda Leal
Jornalista
(24) 9301-8781
Assessoria de Imprensa - Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa
Nenhum comentário:
Postar um comentário