quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta em João Pessoa pela MIMO

Conjunto que vem de recente temporada ao lado do Balé Kirov, faz concerto gratuito na Paraíba dentro da programação da MIMO 2011

Hoje (08), a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) se apresenta em concerto gratuito a partir das 20h, na Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa (PB), como parte da programação do Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO), que desde o dia 05 vem acontecendo nas cidades de Olinda e Recife (PE) e João Pessoa (PB). Sob a batuta de seu diretor artístico e regente titular, Vantoil de Souza, a orquestra levará ao público obras de Mozart.

- Atuar no curso ministrado por um dos mais conceituados maestros brasileiros é uma excelente oportunidade de crescimento para os músicos. Além disso, o concerto que realizaremos em João Pessoa mostrará a qualidade do ensino de música oferecido pelo Projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa”, diz Vantoil, citando o curso de regência no qual a OSBM atua como orquestra residente e o projeto sócio-educacional desenvolvido na cidade do interior do Rio de Janeiro.

O solista da noite será o flautista Felipe Braz, que pela primeira vez fará o solo em um concerto da orquestra em que atua desde 2009. O niteroiense, vindo de um família de músicos, aos 27 anos de idade conclui este ano sua graduação em flauta, pela UNIRIO, e tem em seu currículo importantes feitos, como a criação do Quinteto Quinta Justa, com quem se apresentou por diversas vezes na Rádio MEC, e a participação no álbum mais recente de Sérgio Barrenechea.

Terceira vez na MIMO e após temporada ao lado do Balé Kirov

A OSBM vem de uma recente temporada ao lado de uma das maiores companhias de balé do mundo, o Balé Kirov, que se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro ao lado da jovem orquestra de 31 de agosto a 04 de setembro, com bilheteria esgotada para todos os dias.

Esta é a terceira vez que a OSBM marca presença na MIMO. De 05 a 11 de setembro ela atuará mais uma vez como orquestra residente do curso de regência dirigido pelo renomado maestro Isaac Karabtchevsky, em Recife. O curso culmina com a oportunidade de oito aprendizes se apresentarem à frente da OSBM, no dia 11 de setembro, às 11h, no Seminário de Olinda.

Orquestra é fruto do Projeto Música nas Escolas

O jovem corpo orquestral, considerado um dos mais promissores do Brasil, é fruto do projeto sócio-educacional Música nas Escolas, desenvolvido na cidade sul fluminense de Barra Mansa e que hoje atende a mais de 22 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Através desta iniciativa, os alunos têm ensino musical desde a educação infantil até o ensino fundamental.

O Projeto foi implantado pela Prefeitura de Barra Mansa em 2003, e ela a mantém com patrocínio da iniciativa privada - Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra – por meio das Leis de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura (Governo Federal). O Música nas Escolas conta ainda com outros conjuntos musicais: Orquestra Sinfônica Juvenil, Orquestra de Cordas Infantil, Orquestra de Metais, Orquestra de Jazz, Orquestra de Percussão, Drum Latas, Banda Marcial, Banda Sinfônica, Banda Sinfônica Infanto-Juvenil e Banda Infantil.

A formação original da OSBM, fundada em 2005, conta com mais de cem jovens músicos (cerca de 70 participam da MIMO 2011) – entre instrutores do Música nas Escolas e alunos de nível avançado do Projeto, que por isso tornaram-se bolsistas da Orquestra. Entre os instrutores do Projeto está o solista do concerto de hoje, que ministra aulas a adolescentes no Colégio Municipal Padre Anchieta, em Barra Mansa. “É muito gratificante e com a história de vida de cada um desses alunos, acabo aprendendo mais do que ensino”, diz Felipe Braz.

***

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa - Vantoil de Souza, regente
Basílica de N. S. das Neves (João Pessoa), 20h

Repertório
Mozart
Abertura da ópera “As Bodas de Fígaro”
Concerto n. 1 em Sol Maior para flauta e orquestra KV 313
Sinfonia n. 36 em Dó Maior KV 425 “Linz”


***


Fernanda Leal
Jornalista
(24) 9301-8781
Assessoria de Imprensa - Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário