terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bernardo Vieira de Melo declarou independência republicana muito antes de Deodoro, lá em 1710

Ruínas do que sobrou da Câmara de Vereadores de Olinda, simbolizada pela estrela (em frente ao Mercado da Ribeira)
"Aqui em 10 de novembro de 1710 Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em favor da fundação da república entre nós"
(Foto: Davi Lira / Blog da Mimo)

Olinda, República da Música

No século 17, Olinda era outra. A cidade era o centro de Pernambuco, e com a voz altiva e imponente que sempre lhe foi peculiar, resolve se debelar contra a Coroa Portuguesa. Na figura do sargento-mor e vereador, Bernardo Vieira de Melo, (conhecido nome de inúmeras ruas e avenidas do Estado) inicia-se o primeiro movimento pela independência do Brasil.

Isso. A historicamente conhecida proclamação da Independência (1822) em 7 de setembro e a da República (1889) em 11 de novembro é bem posterior ao grito lançado pelos senhores de engenho de então em 10 de novembro de 1710, data considerada até hoje feriado local em Olinda.

Mesmo não sendo aprovada pela Câmera de Vereadores (hoje em ruínas, diante do Mercado de Ribeira, foto acima), o fato é que da lembrança dos pernambucanos esse levante jamais pode ser esquecido. Até porque vai ser difícil mesmo. Toda a movimentação conseguiu ser resumida através da letra do Hino do Estado.

Se não se lembra, o Blog da Mimo reproduz o trecho aqui:

A República é filha de Olinda / Áurea estrela que fulge e não finda / De esplendor com os seus raios de luz. / Liberdade um teu filho proclama!

» E ninguém melhor que Alceu Valença para cantar o Hino da Independência Pernambucana:

Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário