sábado, 10 de setembro de 2011

Cinema: Confira a programação deste sábado (10) da mostra Panorama Brasil

A Panorama Brasil, a mostra de cinema da Mimo 2011, apresenta hoje três filmes sobre as diferentes manifestações musicais e seus papéis na história da cultura.

Cena de "À sua imagem e semelhança". Foto: Thiago Lira

No pátio do Seminário de Olinda, a partir das 18h, tem início as exibições dos curtas "É muita areia pro meu caminhãozinho", dos paulistas Ana Paula Guimarães e Eduvier Fuentes Férnandez, e "À sua imagem e semelhança", do pernambucano Thiago Lira.

É MUITA AREIA PRO MEU CAMINHÃOZINHO
Trecho de "É muita areia pro meu caminhãozinho". Foto: Divulgação

O primeiro faz uma viagem aos Lençóis Maranhenses para mostrar a riqueza musical de um povoado, com suas cantigas, festejos e folclore. Por meio deles, temos a chance de perceber o valor da música na trajetória cultural de uma comunidade. Já o segundo, vem levantar um tema inédito no Recife: o universo das bandas covers. Como dito anteriormente, Thiago Lira entrevistou os recifenses Thammy Spears, que interpreta músicas de Britney Spears, Tíberio Azul, da banda Seu Chico, China, ex-vocalista da banda Del Rey, e a banda paulista Beatles 4Ever. O documentário esmiuça as condições do mercado de bandas cover e discute a definição do termo, sem pretender chegar a uma conclusão.

Clementina de Jesus. Foto: Divulgação

O pátio da Igreja da Sé abrirá espaço às 19h para a exibição do média-metragem "Clementina de Jesus: Rainha Quelé", de Werinton Kermes. Por meio de depoimentos de nomes como Paulinho da Viola, João Bosco e Paulinho Vergueiro, o filme fala da importância de Clementina de Jesus para a história do samba e da música brasileira em geral.

Lembrando que não é necessário pegar ingresso para assistir aos filmes da mostra. Os vídeos são exibidos em telões, com muitas cadeiras disponíveis no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário