sábado, 10 de setembro de 2011

Prática de conjunto

Trecho do programa que escrevi para o concerto de encerramento da Etapa Educativa da MIMO 2007, mas que ano quatro anos depois continua na validade, com poucas modificações.

Uma das disciplinas mais importantes no estudo avançado de instrumentos é a Prática de conjunto, onde o estudante se preocupa não mais exclusivamente com a correta interpretação – técnica ou estilística – de peças solo ou em duo com acompanhador, nem pode depender mais das próprias observações sobre elas. Nesta nova fase, ele aprende também a desempenhar uma função em um conjunto musical mais amplo, camerístico ou sinfônico.

Num grupo de câmara, é preciso equilibrar os timbres dos instrumentos componentes, estabelecer uma rotina de ensaios, ter cuidado com a afinação correta, discutir em conjunto as peculiaridades das peças e atinar para a acústica do recinto. Na orquestra, os músicos delegam sua autonomia à figura do maestro, que assume aquelas preocupações e determina as linhas gerais interpretativas aos instrumentistas conforme sua ponderação de todos os fatores. Fora das escolas de música, as oficinas de festivais são o principal laboratório de Prática de conjunto, e a MIMO organizou nesta edição quatro delas para estudantes de música previamente selecionados.

[As oficinas de instrumentos de cordas com arco foram ministradas pelo violista Nayran Pessanha; as de cordas dedilhadas, pelo bandolinista Marco César; as de madeiras pelo fagotista Elione Medeiros; e as de metais pelo trombonista João Luiz Areias e pelo trompista Antonio Augusto.]

[...]

A Etapa Educativa da Mimo foi coordenada pela violinista Ana de Oliveira, spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, e pelo maestro e violonista Caio Cezar, com apoio [do Consulado Geral da França no Recife, da Prefeitura de Olinda], do Conservatório Pernambucano de Música e do Centro de Ensino Musical de Olinda.

[...]

Muito ainda poderia ser feito pela melhoria da qualificação estudantil musical dos adolescentes e crianças no país caso se proliferassem as sinfônicas jovens, verdadeiros times de várzea orquestrais. Enquanto isso, as oficinas vão cumprindo esse papel. Os alunos selecionados para as da Etapa Educativa da MIMO, por terem sido aprovados numa ampla triagem e pelo treinamento a que foram submetidos nesta semana, possivelmente estarão atuando em grandes orquestras daqui a poucos anos. Por isso, seja você pai, professor ou amigo de algum dos jovens talentos, ou um simples admirador da música universal, acostume-se desde já a aplaudi-los com entusiasmo – e peça-lhes logo um autógrafo, antes que ganhem o mundo.


MIMO in Concert (encerramento das Oficinas de Formação de Orquestra)
Igreja do Monte (Olinda), às 16h


***


Antonín Dvořák (1841-1904)
Serenata para cordas op. 22


Laurindo de Almeida (1917-1995)
Concerto nº 1 para Violão e Orquestra


J. Orlando Alves (1970-)
Concerto Breve para sopros
(Tocado também na MIMO 2007)


David Uber (1921-)
Ballets in Brass

Nenhum comentário:

Postar um comentário