sábado, 10 de setembro de 2011

Culto aos maestros


Foto: Renato Spencer

A apresentação do Projeto Coisa Fina ontem foi uma verdadeira festa. Muito animados e cheios de vontade, os jovens músicos paulistas arrebataram o público no Mosteiro de São Bento na homenagem à Moacir Santos.


Ao iniciar o concerto com Coisa n° 2 seguida de outras melodias do álbum mais aclamado do maestro, o contrabaixista Vinícius inicia então uma breve apresentação da banda e de como ela surgiu. Contou ele que se depararam com a obra do pernambucano pela primeira vez enquanto estava no carro do parceiro e coordenador do projeto, Daniel Nogueira. Os dois ficaram maravilhados com o que ouvia e a cada música a emoção só aumentava, mas não passou disso. Anos mais à frente Daniel ligou para o amigo Vinícius e propôs um trabalho em homenagem à Moacir Santos que imediatamente foi aceito pelo colega. Lembrou ainda que antes do Projeto Coisa Fina eles já estavam apaixonados e mergulhados no ritmo pernambucano, fazendo parte de um grupo de Maractu de baque virado lá mesmo em São Paulo.


Apresentações à parte, o grupo deu sequencia ao show com a vibrante e percussiva "Maracatucutê" que fez o público balançar e continuou com "April Child", ambas ainda do Moacir.


Mais uma vez eles tomam o microfone para falar que além do Moacir eles queriam homenagear outros compositores mais populares e anunciaram a próxima canção: um choro do mineiro Mozar Terra chamada "Ascenção". Outro compositor e arranjador J.T. Meirelles, bastante prestigiado no meio artístico por fazer os arranjos de vários discos do Jorge Ben, foi também homenageado pelo conjunto com "Quinta Essência".

Foto: Renato Spencer
Ao término do concerto, anunciaram a última canção seguindo a ideia de homenagens e iniciaram "Assanhado" de Jacob do Bandolim. Mas o público ainda queria mais e eles voltaram pro bis, antecedida por uma história sobre as dificuldades enfrentadas por Moacir Santos e sobre suas rezas evocando o Deus dos músicos: "Gandavers". E para ele, o maestro compôs "Amalgamation", encerrando as apresetações do projeto com louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário